Prefácio III – Renê Simões

Prefaciar um livro com tantos conteúdos teóricos que foram testados sobre o futebol é algo muito gratificante e ao mesmo tempo estranho para mim. Isto porque depois de quarenta anos de profissão no Brasil e mundo afora, ainda sou rotulado, de forma pejorativa, como treinador teórico. Tudo isto porque valorizo o futebol em que o jogador não apenas jogue o jogo, mas leia, pense e tenha ideias.

Sempre acreditei que nossa forma (brasileira) de olhar e entender o jogo era muito subjetiva, bastava olhar e analisar as jogadas de cada jogador e tínhamos todos os indicadores que necessitávamos para entender a performance da equipe.

Acostumamos a pensar que uma equipe é o somatório de performances individuais e de setores que se agregam como um todo. Conseguimos chegar onde chegamos, treinando a técnica de nossos jogadores, que pela exuberância e genialidade nos fizeram cinco vezes campeões do mundo.

Entretanto, hoje começamos a perceber que o caminho para voltarmos ao caminho das vitórias e dos títulos mundiais, passa por uma adequação  bastante acurada do que este livro nos contempla com tanta propriedade.

O novo futebol em contraste com o futebol de três decadas atrás nos mostra que não podemos mais “jogar” sem algum dos onze jogadores da equipe, nos diferentes momentos do jogo: ataque, defesa e transições ofensivas e defensivas. E isto não refere-se a ter um jogador expulso, mas sim um jogador que está dentro do campo e não realiza ações coletivas para o alcance do objetivo.

Neste contexto, os autores, doutores em suas atividades, nos mostram QUE NÃO BASTA JOGAR O JOGO, isso todos fazem, QUE NÃO BASTA SABER O QUE FAZER NO JOGO, isso muitos fazem,  mas acima de tudo, é preciso saber O PORQUÊ FAZER cada detalhe deste complexo sistema, que possui vários jogos dentro de um jogo (jogo em casa ou fora, início de partida ou final, início de competição ou término, sair ganhando ou perdendo, entre outros).

Assim, este livro permite-nos adentrar no mundo da objetividade do futebol, possibilitando que tenhamos ferramentas que nos facilite trabalhar com o nosso objetivo SMART de forma precisa, sem que, obrigatoriamente, se perca a beleza do jogo bonito.

As ferramentas didáticas e avaliativas aqui presentes possibilitam a antecipação de cenários e em face do conteúdo apresentado fazem este ser um livro de cabeceira dos treinadores que querem se tornar vencedores nesta profissão tão dificil  e cruel e nem por isso menos honrosa e bonita.

Boa leitura!!!

Renê Simões

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados