Introdução do livro

RELEASE

Em um mundo em constante mutação, como é o do futebol, só a inteligência pode ajudar verdadeiramente, uma vez que, além de saber agir com eficácia, torna-se fundamental saber pensar acerca do modo como se age. Por isso, nos mais recentes anos do futebol moderno, a componente tática vem sendo cada vez mais valorizada e difundida. No Brasil, especialmente, essa dimensão do desempenho desportivo tem sido estudada e aplicada por muitos profissionais da área, desde as categorias de base até o futebol profissional.

Este livro foi desenvolvido de modo a ajudar aqueles que dedicam muito do seu tempo a melhorar a qualidade do jogo e a formar jogadores taticamente cultos, criativos e inteligentes. Portanto, nesta obra são apresentados procedimentos e ideias que, além de auxiliarem na tarefa de avaliação do desempenho tático dos jogadores e de equipes de futebol, permitem melhorar a sua expressão ao longo do tempo de aprendizagem e treinamento.

Este livro é dedicado a todas e todos quantos têm devotado muito do seu tempo

ao futebol e às pessoas nele envolvidas, ajudando a colorir

o mundo e a fazer dele um local cada vez melhor para viver e conviver.

INTRODUÇÃO

O futebol tem-se revelado um fenômeno de impacto social sem precedentes, ocupando um lugar de relevo no quotidiano de milhões de seres humanos, o que pode ser constatado até nos mais recônditos lugares do planeta.

No palco do jogo e nos bastidores da preparação e do treino, as exigências de especialização são cada vez maiores e mais refinadas, o que justifica uma crescente responsabilização e uma mais acurada competência por parte de todos os envolvidos.

Os jogadores jogam o jogo. Os treinadores devotam o seu tempo e energia a melhorarem o desempenho dos jogadores e das equipas. Por sua vez, analistas do jogo, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, e demais colaboradores, dedicam-se a otimizar recursos que permitam impulsionar a elevação do nível de rendimento dos jogadores, das equipes e dos treinadores, entre outros.

Nesse contexto, as práticas de formação e alto rendimento vão colocando problemas sempre distintos e desafiantes, nomeadamente no que se reporta à pertinência do treino para jogar de acordo com ideias e modos de jogar que permitam materializar essas ideias. Assim sendo, as modernas metodologias de treino são incessantemente instadas a incluir práticas referenciadas à representatividade e à especificidade dos modelos e concepções de jogo, de modo a garantir uma transferência significativa do desempenho desportivo, do treino para a competição, e a tornarem a preparação cada vez mais consistente.

Percebe-se, portanto, que o progresso do futebol depende, cada vez mais, da necessidade de criar e sistematizar conhecimento que auxilie na evolução das práticas. Daí se afigura relevante estudar o futebol, em seus diversos âmbitos, no sentido de ajudar a perceber os constrangimentos que propiciam ou impedem o progresso dos jogadores, das equipes e do jogo propriamente dito. Paralelamente, impõe-se a necessidade de divulgar conhecimento, de modo que dele possa-se beneficiar.

Os autores deste livro têm dedicado uma parte significativa de seu tempo, acadêmico, profissional e pessoal, a esse apaixonante jogo desportivo coletivo, e, ao longo dos anos, têm vindo a perceber que não existe apenas uma “geografia de saberes” em futebol, tal como não há uma resposta única às questões: Como treinar? Como jogar?

Efetivamente, a riqueza do futebol parece residir, em grande parte, no fato de poder ser jogado, treinado e pensado no plural. Daí que não sejamos partidários da globalização de métodos de treino nem da padronização de formas de jogar. Pelo contrário, admitimos que a diferença de perspectivas, de modos de preparação e de expressão das equipes e dos jogadores, constituem uma mais-valia importante para que o esse esporte nunca deixe de ser uma arte e, como tal, mantenha-se bem vivo e continue suscitando emoções.

Esta obra é um produto do estudo, da prática e da reflexão dos seus autores, tendo sempre o jogo e o treino do futebol como mote, e foi concebido com a intenção de divulgar e partilhar um modo de perspectivar e avaliar o jogo de futebol, de acordo com lógicas e princípios. A partir de uma organização conceitual, são apresentados vários exercícios e sugeridas formas de avaliação que podem ser adotadas para recolher informação a propósito da performance tática de jogadores e equipes.

Importa dizer, no entanto, que a sistematização de concepções e conhecimentos aqui apresentada não deverá perfilar-se como um receituário. Pelo contrário, pretende-se que constitua, também, um contributo para o confronto com outros modos de ver e entender o futebol.

Queremos dedicar este livro a todos os que admitem que o ato de treinar, com qualidade, é a condição mais influente no aperfeiçoamento dos jogadores, das equipes e na transformação positiva do jogo de futebol.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados