Histórico do Soccer Experience

HISTÓRICO DO EVENTO

Em sua primeira edição no ano de 2013 o Soccer Experience contou com a participação do Professor Doutor Júlio Garganta, na época, analista de desempenho da Seleção Portuguesa na Copa do Mundo Brasil/2014 e coordenador do Gabinete de Futebol da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – UP, Portugal. Ele ministrou um curso sobre a componente tática e a formação de talentos no futebol. Nesta edição, todas as vagas foram preenchidas e tivemos representantes de 15 unidades federativas do Brasil e de 14 clubes da Série A.

A segunda edição do Soccer Experience ocorreu ainda em 2013 com a presença do Professor Doutor Antônio Figueiredo, ex-presidente e atual diretor da equipe Associação Académica de Coimbra, que disputa a primeira divisão do Campeonato Português de Futebol, e diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra – FCDEF, Portugal. Na ocasião o Professor Antônio Figueiredo ministrou um curso especialmente direcionado para a formação nas categorias de base, onde abordou a importância da maturação para o desempenho esportivo dos jovens futebolistas. Nesta edição tivemos participantes de 18 estados do Brasil e também representantes dos clubes de futebol do Brasil.

Já no ano de 2014 em sua terceira edição, o Soccer Experience contou com a participação do Professor Doutor José Guilherme Granja Oliveira, membro da comissão técnica da Seleção Portuguesa na Copa do Mundo/2010, e na época treinador do FC Porto B e professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – UP, Portugal. Ele ministrou o curso sobre Periodização Tática em Futebol. Nesta edição houve também preenchimento de todas as vagas e participação de pessoas advindas dos clubes de futebol do Brasil e de 15 unidades federativas do Brasil e do Canadá.

Nas edições de 2016, o 4º e 5º Soccer Experienceapresentaram novos formatos, em função das sugestões advindas dos participantes dos eventos anteriores. Nesse ano, a 4ª edição contou com diversos convidados nacionais e internacionais, incluindo a presença de profissionais advindos dos clubes brasileiros, do Catar e do professor Tomás Garcia Calvo, da Universidade de Extremadura – Espanha. Já a 5ª edição contou com a presença da Profa. Isabel Mesquita abordando o tema Coaching e Modelos de Formação de Treinadores na Europa. Além disto, esses eventos reservaram espaço para a apresentação de trabalhos, onde todos os preletores puderam compartilhar com os participantes suas experiências e apresentar um pouco dos trabalhos que têm desenvolvido.

Na 6ª edição realizada em outubro de 2017, o Soccer Experience contou com a presença dos Professores: Dr. Andrew Mark Williams da Universidade de Utah – EUA, Prof. Dr. Júlio Garganta e Prof. Dr. José Guilherme ambos da FADEUP – Portugal, para além de outros importantes investigadores do contexto nacional como Prof. Dr. Varley Costa e Prof. Dr. Eduardo Pimenta ambos da UFMG, Prof. Dr. Alcides Scaglia da Unicamp, e Prof. Dr. Fabrício Vasconcellos da UERJ e Prof. Dr. José Cícero de Moraes da UFRGS. Nesta edição deu-se ênfase ao processo de formação e desenvolvimento de jogadores inteligentes e criativos para o jogo de Futebol.

Na sétima edição, realizada em julho de 2018, o Soccer Experience contou com a presença dos Professores: Dr. Tom Patrick diretor do South Australian Sports Institute (SASI); Prof. Dr. José Afonso, Prof. Dr. Daniel Barreira e Prof. Dr. José Guilherme da FADEUP – Portugal e o Prof. Dr. Tomás Calvo da Universidad de Extremadura – Espanha, para além de outros importantes investigadores e profissionais do contexto nacional como Prof. Dr. Diogo Netto da CBF; Prof. Dr. Próspero Paoli do CR Vasco da Gama; Ademir Calovi da SC Internacional; Altamiro Bottino do São Paulo FC, Cícero Souza da SE Palmeiras; Rodrigo Morandi do Cruzeiro EC e René Simões ex treinador de diversos clubes e seleções, além dos professores Dr. João Carlos Bouzas e Dr. Israel Teoldo da Costa da Universidade Federal de Viçosa. Nesta edição, atendendo a demanda dos participantes nas edições anteriores, o Soccer Experience ampliou suas atividades promovendo maior contato entre palestrantes e participantes, permitindo um maior aprofundamento de conteúdo através de Clínicas, Workshops e treinamento em campo. Assim, o conjunto de atividades do evento teve duração de mais de 100 horas de atividades teórico-práticas, que foram desenvolvidas pelos professores convidados.

No ano de 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus – COVID – 19, seguindo as recomendações do estado e a determinação do poder executivo local, as atividades didático-pedagógicas presenciais na UFV ficaram totalmente suspensas. Dessa forma, o NUPEF teve dificuldade na organização de um evento presencial, e como alternativa adotou como estratégia de suporte para qualificação e formação, a realização de atividades online. Assim, no mês de Junho de 2020, o NUPEF realizou a 8ª edição do Soccer Experience à distância. O Soccer Experience Premium Talks, foi um evento direcionado aos alunos do curso de especialização em futebol, com mais de 150 inscritos, o evento contou com convidados nacionais e internacionais que trabalham em clubes e seleções nacionais e internacionais.

Em 2021, novamente devido à pandemia do novo Coronavírus – COVID – 19, o evento foi realizado de forma inteiramente remota. As atividades foram realizadas de forma síncrona e assíncrona, o que permitiu que mais de 7.000 (sete mil) pessoas acompanhassem o evento. Deste total, o 9º Soccer Experience teve a participação de pessoas de 28 países diferentes, além de representantes de todos os estados brasileiros. De modo geral, o 9º Soccer contou com a participação de 17 palestrantes/conferencistas de renome internacional, pertencentes a 6 países diferentes (Brasil, Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Espanha, Reino Unido). Além disso, foram no total 10 Federação e/ou Confederações de Futebol e 10 instituições de ensino superior envolvidas no evento. Ressalta-se que uma parte importante deste evento, foi o espaço de exposição de trabalhos científicos. Neste espaço ocorreu a apresentação de 47 trabalhos de forma síncrona e assíncrona sobre diversos temas relacionados ao futebol. Ao final do evento, 4 (quatro) trabalhos foram premiados com menções honrosas.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados