Depoimentos e Ex-Alunos

DEPOIMENTOS ALUNOS TURMA  11

Nome: Luis Felipe Domingos
Estado: São Paulo
Função: Educador Físico

Eu via o futebol profissional e base apenas de forma superficial, não se discutia o treino. Aqui se discute o processo de formação desde a cultura até elementos mais específicos. O ponto forte sem dúvidas é o conteúdo abordado nas aulas, mas temos que levar em conta o networking, o corpo docente e as visitas acadêmicas que também contribuiram para qualificação.

Nome: Raimundo Rosa
Estado: Bahia
Função: Professor e Técnico de Futebol

Sou da Bahia e aos poucos a Especialização está impactando no estado. A cada turma formada, novos alunos vão aos poucos melhorando as mais diversas regiões do Brasil, incluindo a minha.

Nome: Jorge Salaberry Viana
Estado: Brasília
Função: Professor SEDF, aluno de mestrado UCB e Preparador Físico

O corpo docente é excelente. Sem comentários! O networking, as visitas aos clubes de futebol para mim foram o fator decisivo para vir aqui. Em alguns destes clubes, por exemplo, tivemos aulas estruturadas por profissionais que lá trabalham

Nome: Jaqueane Correa Cancela
Estado: Minas Gerais

Aprendi a organizar e planejar melhor o meu treino. Analisar e deixar de pensar apenas na atividade por si, mas também no impacto que ele causa no indivíduo. Isso me permitiu a ver as coisas de forma diferente. Está superando minhas expectativas. Recomendo que façam o curso de Especialização em Futebol, principalmente para nós mulheres porque ainda existem poucas que trabalham no futebol e o curso é muito enriquecedor.

Nome: Paulo Augusto Han
Estado: Santa Catarina
Função: Professor de Tecnologia da Informação

Isso aqui está sendo uma vivência ímpar, são profissionais de alto gabarito. Estou em contato com uma gama de conhecimento muito grande. Eu recomendaria pela qualidade do curso, a troca de experiência e a capacidade dos profissionais que aqui estão. O ponto forte com certeza é o acesso a informação, acesso aos clubes e as pessoas que já estão trabalhando no meio do futebol.

Nome: Ícaro Leonardo Cardoso Bezerra
Estado: Alagoas
Função: Auxiliar técnico do União Desportiva Alagoana (UDA) time feminino de Maceió

Quando vamos para Viçosa-MG, passamos a ver o futebol de uma forma mais ampla, passamos a considerar todas as áreas que englobam o futebol. O que permite melhorar a montagem do treino e, consequentemente, a formação dos jogadores. A organização do curso de Especialização em futebol e os os professores, são os pontos fortes do curso.

Nome: Jonh Clauder Santana Filho
Estado: Bahia
Função: Auxiliar técnico do ADJ-Jequié

O curso em geral agregou bastante tanto na parte teórica como prática, abrindo várias portas para trabalhar no futebol profissional nesse ano. As visitas são muito ricas e com muitas trocas de experiências.

Nome: Ygor Vieira da Costa
Estado: Rio de Janeiro
Função: Treinador BUSA sub – 14 e Auxiliar  técnico  – Kent Island HS

O ambiente criado nos trabalhos práticos possibilitou um local propício para a discussão de ideias e quebra de paradigmas. Hoje nós vemos cursos, seminários e não conseguimos emergir no processo de discussão e criação de novas ideias. Já aqui no curso de Especialização em Futebol isso é possível e incentivado pelos professores.

Nome: Marcelo de Araújo Matos
Estado: Rio de Janeiro
Função: Analista de desempenho no C.R. Flamengo

No meu caso está sendo bem proveitoso, acabei de receber uma proposta para ser analista de desempenho do Flamengo e logo nas primeiras aulas esse tema foi bastante abordado. Sem dúvida nenhuma o curso já mudou minha prática, me fez refletir sobre uma série de coisas que venho fazendo e, pretendo fazer. Destaco aqui três pontos: 1) uma melhor visão sobre o planejamento de treino, 2) o fato de pensar o atleta como foco principal da atividade e não exercício e, 3) os processos de avaliação para analisar o jogo e os atletas.

Nome: Thiago Pinca Badari
Estado: São Paulo
Função: Treinador da categoria sub 17 do Red Bull Brasil

Eu gostei bastante da parte de modelação tática e treinamento tático, enxergar o exercício de uma maneira diferente dentro do campo já está me ajudando bastante. O treinamento tático é o ponto principal e o diferencial em comparação com outros cursos de especialização. Recomendaria o curso principalmente por visão mais centrada no jogador, em desenvolver o atleta.

Nome: Franz Wendell Silva
Estado: Minas Gerais
Função: Treinador Sub 17 Betim Futebol

Tudo o que tenho visto aqui nesse período vem ao encontro do que eu tinha ouvido de positivo dos colegas que cursaram turmas anteriores. As temáticas, os professores, profissionais, o espaço físico do local onde são realizadas as aulas. Gostei bastante das matérias que tenho mais afinidade, por exemplo, modelação tática e treinamento tático e as demais para o conhecimento geral. Sinto que hoje saio melhor qualificado do que quando entrei. Os conteúdos aqui aprendidos fizeram com que eu me reinventasse como profissional. Hoje tenho novas ideias, passei a ter outras verdades.

Nome: Leonardo Ducci
Estado: Paraná
Função: Auxiliar/analista de desempenho da Ferroviária de Araraquara sub 17

O ponto forte da Especialização está no pioneirismo em apresentar avaliações e equipamentos que são utilizados para avaliar a tomada de decisão e aspectos cognitivos dos jogadores de futebol. Por exemplo, a partir da utilização do TacticUP podemos reorganizar a montagem das nossas atividades práticas com base nas características indivíduo e não na atividade pela atividade, favorecendo um processo de formação mais qualificado.

Indicaria o curso com certeza, hoje estou empregado graças a uma pessoa que fez o curso comigo. Tem o viés acadêmico, mas as relações que nós construímos aqui também são importantes.

Nome: Marco Antônio Viana Filho
Estado: Rio Grande do Sul
Função: Auxiliar técnico

O curso vai mudar sim minha forma de intervenção na prática. As disciplinas que abordaram o conteúdo tático, nos fez pensar e perceber que a tática é  fundamental. Recomendaria a Especialização, pois foi um divisor de águas, me possibilitou o conhecimento acerca dos principais instrumentos de avaliação tática e como isso pode impactar e qualificar o treino. Além do mais, foi muito importante os vínculos criados entre os professores e os alunos, destaco aqui as trocas de experiências e a preocupação com uma formação mais humana e baseada na construção de bons valores de vida.

Nome: Rogério Bonorino
Estado: Rio grande do Sul

O corpo docente é muito qualificado, os professores tem uma preocupação muito grande em alinhar o conhecimento da teoria com a prática.

As visitas acadêmicas também foram muito interessantes, tivemos oportunidade de conhecer a realidade de grandes clubes e sua organização/gestão desde as categorias de base até o profissional. Durante as visitas muitos profissionais dos clubes nos receberam e foram abertos para transmitir o seu conhecimento. O curso superou minhas expectativas!

Nome: Lucas Francisco Nóbrega
Estado: Pernambuco.
Função: Treinador Sub15 – Barros Talent Brazil

O ponto forte da Especialização está no alto nível de conhecimento dos professores e no nível de profundidade na qual os conteúdos são abordados. Isso faz total diferença na nossa formação. Sem dúvidas os conteúdos ministrados irão mudar a minha forma de intervenção prática, trabalho com análise de mercado, porém o entendimento que tive nesse módulo sobre análise tática e modelação tática vai ser impactante para o meu dia a dia e vai otimizar significativamente esse processo.

Nome: Andrey Piffero
Estado: Itaqui, Rio Grande o Sul.
Função: Treinado categoria sub 15, Ubaense Esporte Clube.

O conhecimento adquirido no primeiro módulo, me levou a uma mudança significativa nas minhas atividades práticas. O curso me deu subsídio no que diz respeito a montagem do treino, a orientação pedagógica e a organização estrutural do mesmo.

A parte da modelação tática foi importante para mudar o minha forma de pensar, passei a me preocupar mais com as características e individualidades dos jogadores e como isso impactaria no contexto coletivo.

Eu recomendo que façam o curso de Especialização em Futebol, o curso permite um rico networking com pessoas de diferentes regiões, sendo elas alunos e professores. Além do mais o corpo docente e os conteúdos abordados são pontos fortes do curso. Hoje tenho uma visão mais sistêmica do treino e me sinto mais preparado para os desafios que irão surgir ao longo da minha carreira.

Nome:  Álvaro Carvalho Martins
Cidade: Ceará
Função: Treinador Sub-15 Ceara

“Além de ser uma grande oportunidade de formação, aqui possui a troca de conhecimento tanto entre aluno-professor, quanto aluno-aluno. Além disso, aqui é um bom início para ingressar no mercado de trabalho.”

Nome:  Adriano Ricardo da Silva
Cidade: Minas Gerais
Função: Treinador no Arena Vasco Divinópolis

“Acho que em todos os estados, todos os profissionais deveriam fazer essa especialização. Principalmente aqueles que trabalham com formação no futebol. Inclusive recomendo, pois, a busca pelo conhecimento nunca deve parar, onde sempre tem algo novo a se aprender, e aqui tem novas tendências que nos fazem estar sempre nos atualizando.”

Nome: Renan Renato Cruz dos Santos
Cidade: Brasília

“Bom, muito prático, com integração da teoria e prática. Além disso, está muito aplicado a realidade de base e do profissional.”

Nome: Diego Souza Lima Maranha
Cidade: Minas Gerais
Função: Treinador da equipe Conceição de Mato Dentro

“Está me dando mais autonomia. Antes eu era treinador, agora eu sei ser treinador. O conteúdo é bem aprofundado, a estrutura da UFV é muito boa e tem muito conhecimento.”

Nome: Frederico Santana Lopes
Cidade: Goiás
Função: Treinador no Goiânia E. C.

“Bom. Nível de informação muito alto e muito diversificado, com muita carga horária. Aos poucos pretendo levar o conhecimento adquirido aqui, para dentro do futebol goiano. Recomendo a Especialização por que todo profissional que estará envolvido com futebol deve passar por aqui, devida as referências que tem, para assim fazer diferença no futebol.

Nome: Lucas Duarte
Cidade: Santa Catarina

“Aqui é o momento de trocar experiência do futebol, através de imersão total, com professores muito capacitados.”

Nome: Gustavo Henrique Lourenço Caetano
Cidade: Minas Gerais
Função: Treinador Sub-12 Vasco da Gama

“O ponto forte da especialização são as novas ideias, conteúdos atualizados na maioria das vezes, e que são aplicáveis. Todo corpo docente demonstrou domínio do conteúdo.”

Nome: Douglas Smith Chuva Genn
Cidade: Rio de Janeiro
Função: Personal Trainer

“Excelente oportunidade de conhecimento, convívio com os professores, com um currículo muito bom, com muito conhecimento pessoal e profissional. Aqui é referência no mundo do futebol no país.”

Nome: João Alves Alves da Silva Júnior
Cidade: Amazonas

“O curso é muito bom, estou conseguindo ver que tudo que aprendo aqui está relacionado ao que estudo. No geral vejo que o curso pode agregar muito na teoria, e principalmente a prática, pois no meu estado ainda é muito fraco.”

DEPOIMENTOS ALUNOS TURMA  10

Nome: Alexandre Hilbert
Cidade: Santa Tereza – ES
Função: Professor de Educação Física

“A Especialização em Futebol da UFV é um momento único em nossas vidas. As relações interpessoais que são estabelecidas entre alunos e professores permitem o intercâmbio de conhecimento e experiências. Além disso, a qualidade dos conteúdos, o conhecimento que os professores demonstram sobre cada tópico e a associação que é feita com a realidade do futebol, capacita os alunos do curso a trabalharem nos mais diferentes níveis esportivos. ”

Nome: Allan Barcelos
Cidade: Porto Alegre – RS
Função: Treinador na categoria Sub-11do Grêmio Football Porto-Alegrense

“O corpo docente do curso é muito bom. Ele é formado por profissionais de altíssimo nível e bem conceituados. Os conteúdos que foram ministrados mudarão bastante não só a minha prática, como a de quem convive comigo. Isto porque todo o conteúdo ministrado possui argumentos fortes, tem lógica e fundamento, e quando os discutíamos no curso era difícil pontuar argumentos contrários a essas questões. De forma geral, eu acho que a Especialização em Futebol foi ótima. Além disso, penso que tenho tudo para conseguir colocar em prática o conhecimento adquirido durante Especialização no clube em que trabalho e onde eu estiver inserido, de forma a fazer com que mais pessoas acreditem nesse propósito. ”

Nome: Carlos Felipe Frazão.
Cidade: Belém – PA
Função: Professor de Educação Física

“Sem dúvida eu recomendaria o curso de Especialização em Futebol para pessoas que pretendem trabalhar com esse tema ou pretendem aprimorar o conhecimento na área. Às vezes, o profissional quer ser treinador de futebol e não sabe como começar. A Especialização em Futebol da UFV tem se mostrado uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e vivência sobre o futebol.  O processo em Viçosa é diferente. Aqui você aprende e sai com uma bagagem rica em conhecimento. ”

Nome: Estephano Kiremitdjan Neto
Cidade: São Paulo – SP
Função: Auxiliar Técnico Sub-17 e Captação de atletas no Cruzeiro Esporte Clube.

“Todos os profissionais aqui são bem qualificados e possuem muito conhecimento na área em que atuam, em especial, o professor Israel. Nos dias atuais, se você não buscar se especializar, fica muito mais difícil entrar e se manter no mercado de trabalho. O conhecimento adquirido e a busca por mais conhecimento irão respaldar seu trabalho e contribuir para você permanecer no trabalho. ”

Nome: Flaviane Maia
Cidade: São Joaquim de Bicas – MG
Função: Psicóloga – Especialista em Psicologia do Esporte

“Hoje eu vejo que o futebol está passando por uma evolução e uma revolução. A evolução é porque tem muita gente buscando conhecimento, procurando especialização, como por exemplo, ex-atletas e pessoas recém graduadas. Esse fato resulta numa revolução, ou seja, numa mudança de mentalidade das pessoas. Uma mudança de mentalidade bem positiva, por sinal. ”

Nome: Guilherme Redecker
Cidade: Caxias do Sul – RS 
Função:
 Analista de Desempenho do Esporte Clube Juventude

“Indico o curso da Especialização de Futebol da UFV porque realmente é um curso com profissionais qualificados, pessoas interessadas, e uma ótima estrutura de trabalho. Acredito que todos que tiveram a oportunidade de participar do curso saíram daqui profissionais melhores do que quando chegaram.”

Nome: Hugo Leonardo 
Cidade:
 Recife – PE 
Função:
 Analista de Desempenho

“O corpo docente é da mais alta qualidade. Todos os professores são referência não só no Brasil, como no mundo. Um exemplo é o professor Israel. Ele é uma referência para nós, que trabalhamos com análise de desempenho, devido seu entendimento sobre o jogo. Além disso, seu livro é amplamente citado pelas pessoas que trabalham com futebol e é utilizado por nós como referência na busca pelo conhecimento. Esses fatores somados, facilitam o nosso entendimento e aprendizado. ”

Nome: Jade Lopes
Cidade: Muriaé – MG
Função: Treinador de Futebol no Centro Esportivo Ubaense

“Recomendo totalmente a Especialização em Futebol da UFV, não somente pela fama que Viçosa possui na formação de profissionais que trabalham com futebol, mas também pela qualificação dos profissionais que ministram as aulas e pelo nível dos alunos que participam da especialização. A Especialização em Futebol da UFV já é algo consolidado, por exemplo, pessoas de fora do Brasil já vieram ter aula conosco, o que agrega muito ao processo de aquisição de conhecimento. ”

Nome: Luis Fábio
Cidade: Londrina – PR
Função: Treinador no Hope F. C.

“A Especialização em Futebol da UFV é intensa, com muita bagagem de conhecimento e aprendizado. Além disso, possibilita a troca de experiências e conhecimentos com profissionais que trabalham em outras cidades, nas mais diversas funções. Essa troca de informação, conhecimento e o conteúdo ministrado pelos professores, são realmente o diferencial para o processo de formação profissional e pessoal dos alunos. ”

Nome: Mauricio Teixera
Cidade: Fortaleza – CE
Função: Treinador do Sub-14 no Juazeiro Empreendimentos Esportivos

“Eu incentivaria todos aqueles que pensam ou que já estão planejando vir para o curso, de fato a já reservar na sua agenda e se preparar para a próxima turma. O curso não é simples, pois, exige bastante. No total, são 22 dias no primeiro módulo muito intensos que você discute futebol com seus colegas, dentro e fora da sala de aula. As discussões são do mais alto nível e extremamente enriquecedoras. ”

Nome: Osvaldo Henrique Pereira
Cidade: 
Rio de Janeiro – RJ 
Função:
 Coordenador Metodológico na Next Academy

“Desde que eu cursava Educação Física na UFMG, eu sonhava em fazer o Curso de Especialização em Futebol da UFV, que na época estava na sua Turma III ou IV. Sempre tive ótimos feedbacks de ex-alunos da Especialização que me incentivavam a fazer o curso. Hoje eu compreendo o que os meus colegas falavam sobre o curso e a qualidade dos profissionais que aqui estão. Recomendo com certeza o curso a todas as pessoas que pretendem trabalhar com futebol e estão em busca de um maior conhecimento. A Especialização em Futebol da UFV é uma excelente opção. ”

 

Nome: Rafael Chaves
Cidade: Natal – RN 
Função:
 Treinador de Futebol

“O fato de eu acompanhar o NUPEF através das redes sociais e conhecer os artigos e trabalhos feitos pelo grupo, me motivou bastante a fazer parte da turma X da Especialização em Futebol. Além disso, eu conhecia o Prof. Israel e o Prof. Próspero através das licenças da CBF, e isso me fez dar mais credibilidade ao curso da Especialização e vir a Viçosa participar da próxima turma. O curso superou minhas expectativas e fiquei bastante satisfeito com os professores, conteúdos e aulas ministradas. De forma geral, esse primeiro módulo foi bastante satisfatório. ”

Nome: Rafael Ecker
Cidade: Nova Veneza – SC 
Função:
 Treinador de Futebol

“O recado que eu deixo para as próximas turmas é que venham com a mente descansada e tranquila. Esqueçam o dia-a-dia de vocês e aproveitem ao máximo o que o curso tem a proporcionar. Com toda certeza você vai sair daqui com outra visão do futebol, e o curso agregará muito ao currículo de vocês. ”

 

Nome: Thales Benfica
Cidade: Belo Horizonte – MG 
Função:
 Preparador físico da categoria Sub-14 do Clube Atlético Mineiro

Gostei muito dos professores, com experiências acadêmicas e práticas no futebol. Com certeza o que a gente vê aqui no curso, serve para aprofundar os conteúdos teóricos e direcionar o que a gente vai fazer na prática. Certamente, esse primeiro módulo irá influenciar o que venho fazendo no meu dia-a-dia no clube. Por exemplo, na forma como vou direcionar os conteúdos, como será essa interação da parte física com a tática e as demais componentes do jogo. ”

DEPOIMENTOS ALUNOS TURMA  9 

“A primeira parte do curso foi muito boa. O evento começou em alto nível com o 4º Soccer Experience e depois, seguindo com o cronograma do próprio curso de especialização, agregando muito conhecimento. No meu caso que não sou da área da Educação Física, porém, estou envolvido com o esporte a mais de 20 anos como repórter, o curso foi importante para o aprofundamento em certos aspectos que eu possuía um conhecimento superficial, como por exemplo, questões específicas da técnica, tática e da parte física. O curso é de altíssimo nível, já até o indiquei para outros amigos que tem pretensão em trabalhar na área, pois aqui se faz uma imersão e se aprende muito sobre futebol.”

Nome: Fernando Becker

Cidade: Porto Alegre – RS

Função/Instituição: Repórter – RBS TV – Filiada da Rede Globo

“É sempre muito importante buscar conhecimento e aprender os conceitos de forma correta, pois isso possibilita a quebra de paradigmas e uma melhoria na qualificação dos profissionais. Minha passagem por Viçosa foi marcada pelo aprendizado, e logo vou poder colocá-lo em prática e utilizar as bases teóricas que aprendi aqui, na pós-graduação. O curso nos proporcionou esse embasamento para podermos trabalhar com futebol, vendendo o produto e parando de vender ilusões.”

Nome: Jorge Eliecer Montaño Angulo

Cidade: Colômbia – Buena Ventura

Função/Instituição: Licenciado em Educação Física

“Muita coisa do curso eu conhecia porque já trabalho na área, mas mesmo assim ele me surpreendeu e fez muita diferença no meu conhecimento teórico, e com certeza irá influenciar na parte prática da minha atuação, também. Eu fiquei sabendo sobre o curso através de dois profissionais do Clube Atlético Mineiro que já o fizeram. Eu indico o curso para todas as pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com futebol.”

Nome: João Vitor Guimarães

Cidade:  Belo Horizonte – MG

Função/Instituição: Auxiliar de preparação física da categoria sub-20 do Clube Atlético Mineiro

“Experiência muito positiva pelo embasamento teórico e científico, mostrando que tudo isso é possível na prática. O curso atendeu minhas expectativas, e o nível dos professores e do curso é muito bom. Dois ex-alunos me indicaram o curso e me incentivaram a fazê-lo. Nesses dias aqui em Viçosa, eu pude constatar que eles estavam certos quando me falaram que o curso abriria minha mente sobre o que eu conhecia sobre futebol.”

Nome: Tomas Andreas Scheiber Scherer

Cidade: Paraguai

Função/Instituição: Professor no projeto social que trabalha em parceria com clube de futebol de categorias de base

“Eu achei essa primeira parte ótima. O módulo foi muito “bacana”, e superou minhas expectativas. Eu tinha uma visão muito boa de Viçosa pelas pessoas que já passaram por aqui. Só tive ganhos de conhecimento. Eu fiquei sabendo do curso através de colegas de trabalho. Eles  falavam que o curso de pós-graduação em futebol de Viçosa era referência no Brasil, e dentro da Universidade que eu estudava, PUC – Paraná, sempre citavam a cidade mineira como referência. Além disso, eu indico o curso pois é um grande passo que se dá na carreira profissional e pessoal.  Viçosa é um ótimo lugar para se discutir futebol, pois é difícil encontrar no Brasil pessoas que tenham esse domínio sobre o tema.”

Nome: Diego Azambuja Giordano

Cidade: Porto Alegre – RS

Função/Instituição: Trabalha em escola de futsal e escola de futebol em campo sintético

“O curso foi uma novidade muito grande, pois eu tinha apenas o conhecimento prático da vivência no esporte. Eu possuía conceitos errados sobre o futebol, visto que a Educação Física não é minha área de origem, mas sim a advocacia. Esse primeiro módulo foi de muito aprendizado, pois mudei todos meus conceitos sobre futebol. Eu sempre tive vontade de trabalhar nessa área, então eu comecei a procurar por instituições que trabalhavam com futebol logo que me aposentei. Algumas pessoas me indicaram Viçosa, o curso de pós-gradução e o professor Israel. Foi assim que resolvi vir à Viçosa para aprender sobre futebol. Eu indico o curso para quem quer trabalhar na área, pois acredito que o futebol é uma ciência, e os conhecimentos novos devem ser compartilhados, como fizemos aqui a todo o momento.”

Nome: Levindo Ildeu Lopes Xavier

Cidade: Maravilhas – MG

Função/Instituição: Aposentado

“A primeira etapa do curso foi bem “bacana”. Para mim foi muito enriquecedor. Os materiais do curso e os professores me ajudaram a refletir sobre os meus conceitos acerca do futebol. Eu achava que eu sabia muito sobre futebol, mas com o andamento do curso eu percebi que meu conhecimento ainda era pequeno. O curso atendeu minhas expectativas. Eu fiquei sabendo dessa pós-graduação através do pessoal da CBF. Eu consegui fazer a inscrição apenas no último dia, e o investimento valeu muito a pena, pois acredito que com os ensinamentos aprendidos aqui, todos se tornarão profissionais muito mais qualificados e capacitados para exercer suas funções.”

Nome: Lúcio Flavio Freire de Araújo

Cidade: Maceió – AL

Função/Instituição: Educador Físico

“O que eu achei essencial nesse primeiro módulo do curso foi a relação da parte científica com a prática.  Os professores trouxeram novos estudos e, com uma excelente didática, permitiram que as pessoas que trabalham nessa área entendessem os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos do futebol. Durante o curso os professores possibilitaram momentos de reflexão, principalmente acerca das categorias de base e escolas de formação, o que eu considero um ponto muito importante dessa primeira etapa. Acho fundamental que mais pessoas venham fazer o curso, principalmente pela atualização promovida anualmente através de novas turmas, novas didáticas e contato com diferentes palestrantes.”

Nome: Adriel Leal

Cidade: Teresina – PI

Função/Instituição: Preparador Físico – Esporte Clube Flamengo do Piauí

“Meu objetivo futuro é fazer um trabalho de iniciação esportiva com certa metodologia de ensino e aprendizagem, e esse foi um dos motivos que me incentivaram a fazer o curso. Eu estou gostando muito de entender a pedagogia das brincadeiras, dos jogos e da rua. Isso está me ajudando a ter uma outra visão sobre o  assunto, e a não querer mais trabalhar com atletas já formados, mas sim formar o atleta e principalmente o cidadão. Os professores são altamente capacitados. O primeiro dia do curso foi sensacional, com o João Bouzas falando sobre o modelo de gestão. O 4º Soccer Experience foi muito bom. As palestras dos professores e gestores me fizeram  mudar meu modo de pensar, e me incentivaram a refletir sobre o local onde eu vivo e perceber que lá também necessita de mudanças. O curso me despertou outros sentimentos, como o de querer dar aula em uma faculdade e transmitir esse conhecimento adquirido ao longo do tempo para outras pessoas.”

Nome: Robinson Soares Gomes

Cidade: Santos – SP

Função/Instituição: Professor de educação física em dois projetos – Fundação CINTRA PORTE e Projeto Social Complexo do futebol social do Barcelona

“O curso foi muito bom e atendeu minhas expectativas. Todos os professores são referência na área. Eles conseguiram trazer o conhecimento da ciência para a prática. Além disso, os professores nos fizeram refletir o tempo todo, e nos motivaram a buscar nossas próprias respostas. O curso não prepara apenas treinadores, ele também incentiva a buscar um mestrado, a querer abrir uma escolinha de futebol, a ampliar os horizontes e abrir a mente para outras possibilidades.”

Nome: Leandro Cristiano de Santana

Cidade: Juiz de Fora – MG

Função/Instituição:  Educador Físico

“Antes do início do curso eu não tinha tanta experiência e aprofundamento sobre o futebol. Entretanto, o fato de ser árbitro e observar o comportamento de atletas e treinadores, despertou meu interesse em conhecer mais sobre o futebol, como a parte de preparação, relação atleta e equipe, a tática e a psicologia do esporte. Com isso passei a procurar por um curso que me proporcionaria esse conhecimento. Foi quando encontrei o site do curso de especialização em futebol, pesquisei sobre os professores, ementa do curso e trabalhos desenvolvidos em Viçosa, e vi que a Universidade Federal de Viçosa é referência nessa área. O curso atendeu minhas expectativas e espero que o segundo módulo seja ainda melhor.”

Nome: Adrian Michel

Cidade: Paraíba do Sul – RJ

Função/Instituição: Professor de Educação Física e árbitro

“Particularmente falando, achei sensacional. O curso me agregou muito conhecimento prático e teórico. Os profissionais demonstraram possuir um domínio total do conteúdo, e conseguiram transmiti-lo de forma clara e de fácil compreensão. Eu conheço o curso de especialização a mais de 10 anos e desde então eu pretendia fazê-lo. Apenas esse ano eu consegui me planejar para vir à Viçosa fazer o curso, e posso dizer que esse período aqui na UFV foi muito proveitoso.”

Nome: Marcelo de Abreu Brasão

Cidade: São Paulo – SP

Função/Instituição: Treinador de futebol

“Eu achei essa primeira parte do curso muito boa. Ela agregou bastante o meu lado pessoal e profissional, pois a todo o momento nós refletimos, analisamos e depois inserimos todo esse conhecimento na nossa realidade. Eu fiquei sabendo sobre a especialização nos cursos da CBF e pelo professor Israel. É extremante válido estar no curso e estar em Viçosa, principalmente por todos os núcleos de conhecimento concentrados aqui.”

Nome: Michele Aline Kanitz

Cidade: Mulçum – RS

Função: Analista de Desempenho

DEPOIMENTOS ALUNOS TURMA 1 a 8  

“A Pós Graduação de Viçosa é um divisor de águas na minha vida. Alguns Professores vou levar para sempre, pois me ajudaram a construir um caminho melhor. As amizades e as culturas do Brasil se misturam em Viçosa, são momentos de aprendizagem e trocas maravilhosas.”

Nome: Eduardo Zuma.

Cidade: Leme – SP.

Função/ Instituição: Coordenador Técnico das Categorias de Base do Coritiba Foot Ball Club.

Data: 10/12/2015.

“O curso é completo, tem de tudo e propõe um entendimento bem estendido como profundo de muitas áreas do futebol. Para quem vem de um país onde a cultura do futebol não é dominante, aprender todas as facetas da modalidade mais praticada no esporte representa um destaque. O destaque vem principalmente quando não tem esse conhecimento todo e nada fica claro, por tantas pessoas terem visão e entendimento diferente do fenômeno. Além do mais, o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol – NUPEF, que ajuda na organização, representa uma referencia indispensável para quem quiser aprofundar mais ainda e entrar na área académica. Finalmente, apesar de ser através de desafios como o calor e a assimilação intensa de novos conhecimentos, o curso providencia a troca de ideias, a criação de amizades e colaborações preciosas. Essa é a essência do esporte. Por tudo isso, a Especialização faz-se muito relevante, prazerosa e valiosa.”

Nome: Grégory Hallé Petiot.

Cidade: Quebec (QC), Canadá.

Função/ Instituição: Mestrando em Psicopedagogia, Universidade Laval.

Data: 10/12/2015.

“Bem, início os relatos da minha experiência com a pós com agradecimentos. Sou muito grato ao que essa capacitação me proporcionou. Hoje sou professor universitário (UFJF, Campus Governador Valadares) e o que incorporei de conhecimento, e principalmente, o gostar do processo de produzi-lo, colaborou para minha aprovação no concurso. Fui aluno da primeira turma. Me lembro muito bem dos professores João e Próspero trabalhando com a ainda proposta do curso. Ainda estava na graduação.

De lá para cá, tenho acompanhado os trabalhos, hoje direcionados pelo prof. Israel. Cheguei a ministrar aulas em tópicos especiais em duas oportunidades. Vi de perto a inserção internacional da pós ao me deparar com alunos vindos do estrangeiro. A amplitude nacional eu já conhecia desde minha turma.

Sei que o que mais possa despertar interesses de nós, enquanto alunos, é o conteúdo e abordagem prática. Isso é muito rico no curso e considero, ainda mais valioso, o fato da abordagem ser sempre sistêmica, com respaldo científico. A demanda de intervenção amparada em evidências é requisitada, estando muito clara no cenário atual do futebol. Assim com outras áreas, facilmente notasse por todos a necessidade de capacitação especializada para atuação no mercado do futebol. O fato incrível é que a pós já trabalha com essa perspectiva a mais de 10 anos. Já se enxergava que seria com essa medida que se faria nosso futebol avançar.

As experiências de viagens foram incríveis e apesar de a época estar recém formado, e possivelmente cansado da rotina de estudos da graduação, a sensação foi outra. Aproveitasse muito mais, afinal há maior repertório teórico e crítico, maturidade e há prazer de estar estudando temas relacionados ao que mais gostamos: futebol. Os debates são enriquecedores. Há opiniões das mais diversas realidades. A aplicabilidade é sempre relativizada com a realidade de cada contexto e há contemplação desde a formação na mais tenra idade até o mais alto nível.”

Nome: Cristiano Diniz Da Silva.

Cidade: Viçosa – MG.

Função/ Instituição: professor universitário (UFJF, Campus Governador Valadares).

Data: 10/12/2015.

“O curso foi extremamente proveitoso. Muito além das expectativas. Recomendo a quem tem interesse em trabalhar com futebol. A qualidade do professores do curso facilita o processo de aprendizagem. Diversos temas inerentes ao futebol são abordados no curso, desde a preparação física, técnica, tática ou psicológica dos jogadores até a gestão de clubes e da carreira de treinador. As visitas práticas, nos permite conhecer diferentes ambientes do futebol brasileiro mais de perto, favorecendo a troca de experiências com diversos profissionais de diferentes realidades do futebol brasileiro, como por exemplo a mineira e a carioca. Somado a isso, a interação com os colegas do curso permite um maior conhecimento da realidade do futebol em diversos Estados do País. O curso de especialização de Futebol da UFV é uma excelente oportunidade para quem quer se inserir no mercado do futebol.

Nome: Victor Amorim Andrade-Souza.

Cidade: Maceió – AL.

Função/Instituição: Estudante de Doutorado/ Universidade Federal de Pernambuco.

Data: 10/12/2015.

“O curso superou todas as minhas expectativas, se no primeiro módulo a competência e organização dos profissionais envolvidos foram pontos positivos, o segundo módulo veio apenas confirmar e complementar, consolidando o seu alto nível. Compartilhando conhecimentos e momentos inesquecíveis com colegas de turma, volto a Maceió com a certeza de que participei da melhor especialização em futebol do país, 100% recomendado!”

Nome: José Ronaldo Alves Albuquerque Junior.

Cidade: Maceió – AL.

Função/Instituição: Personal Trainer.

Data: 26/01/2013.

“A Pós Graduação acrescentou muito em minha vida pessoal e profissional. Metodologias diferentes, ótimos professores e conteúdos teóricos e práticos que com certeza me tornou um profissional melhor. Pude fazer vários amigos e contatos, que levarei para toda a vida. Agradeço a Universidade Federal de Viçosa pelo excelente curso proporcionado a todos.”

Nome: Rodrigo de Brito.

Cidade: Petrópolis – RJ.

Função/Instituição: Escolinha de futebol do Clube de Regatas do Flamengo.

Data: 26/01/2013.

 

“A especialização é de enorme proveito nos aspectos práticos e teóricos. Com toda certeza hoje estou muito mais capacitado e com mais vontade de saber mais sobre o futebol.”

Nome: Pedro Cozza.

Cidade: São Carlos – SP.

Função/Instituição: Coordenador técnico e treinador.

Data: 26/01/2013.

“Referência em todo Brasil, o Curso de Especialização em Futebol na Universidade Federal de Viçosa é uma grande rede de relações interpessoais que qualifica em mais alto nível aqueles que se predispõem a acreditar na excelência do Futebol.”

Nome: Suhey Salim.

Cidade: Hipólito – MG.

Função/Instituição: Treinador de Futebol e Futsal.

Data: 26/01/2013.

“O curso de especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa superou todas as minhas expectativas. Os conteúdos ministrados são atualizados e muito objetivos para quem trabalha ou deseja atuar na área. Os professores e palestrantes ministram as aulas com uma ótima didática e não negam informações alguma sobre qualquer assunto abordado, tendo também a facilidade de transferir as informações teóricas para a prática. Acredito que o curso tenha me proporcionado uma gama de informações que irá me diferenciar no mercado de trabalho.“

Nome: Cauan Felipe de Almeida.

Cidade: Betim – MG.

Função/Instituição: Treinador de Futebol.

Data: 26/01/2013.

“A Especialização em Futebol da UFV é, sem dúvida, a melhor do país no que se refere ao ensino do futebol. O fato de estarmos imersos em Viçosa por um mês, durante os dois blocos, somente pensando e vivendo o futebol, nos ajuda muito para a construção do conhecimento. Professores do mais alto nível, dispostos a transmitir com transparência o conhecimento, adicionados a uma demasiada troca de experiências com colegas, profissionais do futebol, dos mais diversos cantos do país. Não é à toa, que a especialização tem ajudado na colocação de diversos profissionais qualificados dentro do mercado do futebol brasileiro.”

Nome: Victor Andrade Souza.

Cidade: Maceió – AL.

Função/Instituição: Mestrando em nutrição.

Data: 26/01/2013.

“Tenho gostado do curso. O nível dos professores, que são referências em todo lugar, é um ponto muito positivo, eles conseguem abranger todas as formas de conhecimento. Já tivemos aulas da parte física, tática, técnica e até psicológica. E também temos companheiros de várias regiões do Brasil, também aprendemos muito com eles. Para o segundo módulo espero aplicar o que já aprendemos à prática, iremos conhecer a realidade dos clubes pequenos, médios e grandes do Brasil. Recomento o curso de especialização para todo profissional que queira trabalhar com o futebol, não conheço outro melhor”.

Nome: Carlos Magno Fernandes Filho.

Cidade: Carlos Magno – MS.

Função/Instituição: Preparador Físico.

Data: 29/07/2013.

“Tenho gostado bastante do curso, é uma imersão maciça, aulas o dia todo, se aproveita muito o tempo. Se aprende muito aqui. São pontos fortes do curso, o nível dos professores, os contatos que nós fazemos, oportunidade de conhecer pessoas do Brasil inteiro. No segundo módulo teremos bastante prática, viagens, visitas aos clubes, conhecimento aplicado mesmo. Já fiz outros cursos e não são tão bons quanto esse. O retorno é garantido para quem tem interesse. Vale à pena o custo benefício”.

Nome: Juliano Okubo.

Cidade: Porto Alegre – RS.

Função/Instituição: Projeto de formação de jogador “F.C. Osaka Brasil”.

Data: 29/07/2013.

“O pessoal tem feito um trabalho muito bom, tenho visto uma excelente organização. Os professores nos passaram bastantes informações e todos, até agora, tiveram uma didática muito boa. Gostei das aulas práticas, o que vai me ajudar, pois quero seguir como treinador de futebol. A vivência prática dentro dos clubes, na próxima etapa do curso, também vai nos ajudar muito. Por isso está valendo à pena, foi além do que esperava, me impressionou”.

Nome: Luca Lameira.

Cidade: Brasília – DF.

Função/Instituição: Professor de Educação Física.

Data: 29/07/2013.

“Aprendi bastante aqui. O grau de formação e de competência dos professores, além do número de pessoas que fizeram o curso e que estão no mercado de trabalho, me chamou atenção. O segundo módulo será muito interessante, conheceremos a estrutura de clubes grandes e vamos vivenciar, de perto, a prática”.

Nome: Alisson de Oliveira.

Cidade: São Paulo – SP.

Função/Instituição: Técnico de Futebol e Personal Trainer.

Data: 29/07/2013.

“Pra mim o curso superou todas as expectativas, apesar de não pertencer à área de educação física consegui entender um pouco do assunto. Tenho que destacar a pontualidade, organização, nível dos professores, além da atenção dos professores. Ajudou também a união da turma e a colaboração de todos os colegas. Apenas a ressaltar acho que algumas matérias deveriam ter uma carga horária maior, pois, tinham muito ainda a acrescentar.”

Nome: Mauro Eluidson.

Cidade: Juíz de Fora – MG.

Função/Instituição: Administrador.

Data: 29/07/2012.

“Tenho gostado muito do curso. Tem uma variedade de disciplinas e uma carga horária que consegue abranger todos os conteúdos o que facilita muito para nós. Acho que serão vantajosas as visitas que teremos no segundo módulo, a experiência prática vai contar. O curso vale muito à pena. Quanto mais se estuda, maior fica o universo do futebol a ser explorado”.

Nome: Rafael Barreto.

Cidade: Goiânia – GO.

Função/Instituição: Treinador da categoria sub-18 do Goiás Esporte Clube.

Data: 29/07/2012.

“O curso é muito bem organizado. O modo como é feito a disposição dos conteúdos visa um melhor rendimento dos alunos. A inter-relação dos processos irá completar a minha formação profissional e me dará um norte. Espero que o segundo módulo seja ainda mais atraente. Quero entender melhor a questão tática do jogo. É uma especialização diferente em relação às outras. Por ser em módulos, a absorção dos conteúdos é maior e rápida. Uma disciplina envolve a outra, existe uma junção dos conteúdos. Vale à pena estudar aqui, por ser uma universidade de valores culturais há uma maior integração entre os alunos e maior aprendizado”.

Nome: Uendell Macedo.

Cidade: Salvador – BA.

Função/Instituição: Sport Club Corinthians.

Data: 29/07/2012.

 

“Tenho gostado bastante do curso. Surpreendeu, não esperava. Por ser em módulo intensivo ajuda muito na concentração, acho isso muito legal. A cidade também ajuda muito, tudo perto e comida barata. Para ficar um mês fora isso é fundamental. Gostei das instalações onde fizemos a parte prática e dos professores que são muito capacitados. Estou animado e com expectativas para o próximo módulo, as viagens vão trazer novidades. O curso me acrescentou muito, principalmente as questões teóricas, os conteúdos. Abre muito a cabeça. Também existe a possibilidade de vivenciar outras realidades com o pessoal dos outros clubes. Abre o leque, dá para fazer contatos dentro do mundo do futebol e abrir os olhos para outros mercados”.

Nome: Rafael Medrado.

Cidade: São Paulo – SP.

Função/Instituição: São Paulo Futebol Clube.

Data: 29/07/2012.

Ex-Alunos

TURMA I
Amandio Augusto Pereira Filho
André Luis de Souza
Antonio Marques Mendes
Arlindo de Jesus Azevedo
Arnaldo Gomes da Cunha
Cristiano Diniz da Silva
Daniel Alves Ferreira Júnior
Edward Júnior Pinto
Fábio Barros Machado De Araújo
Fabrício Moreira Filgueira
Flávio Lúcio Lamas
Francinei Carvalho de Oliveira
Francisco Nilson dos Santos
Frederico Antonio Ferreira Silva
Gieser Rosa Coelho
Gilberto Caetano de Brito
Gustavo Zampieri
Jairo Hélio Júnior
José Cassio dos Santos
José Roberto Floriano
Leonardo De Souza Lima
Leonardo Rodrigues Martins
Lincohn Fernando Resende
Luis Carlos da Silva Ribeiro
Marcio Lopes de Oliveira
Paulo Henrique Santos da Fonseca
Paulo Libério da Silva
Rodolfo Enrique Fernandes Pomoni
Rodrigo Belo Cardozo
Rodrigo Dourado Mathias
Rodrigo Quintão Ferreira
Rogério Menon da Silva
Thiago Henrique Curam
Victor Fernandes Soares
Vitor Paulo de Melo
William de Jesus Almeida
Wanderlei José de Almeida Silva
TURMA II
Ailton Luiz Nogueira
Alessandro Júnior Mendes Fidelis
Alfredo de Oliveira Silva
Carlos Izoni de Carvalho
Charles Giovanni Ferraz Rodrigues
Charles Moura Netto
Cid Lima da Silva
Cristiano Francke Barcellos
Eduardo de Barros Fernandes
Érico Rocha Barbosa Costa
Flamarion Ribeiro de Souza
Francisco de Jesus Soares Junior
Francisco Marcelo Melo Araújo
Francisco Martins Freitas Leite
Franklin Ferreira De Melo
Guilherme Alves Felici
Gustavo Ribeiro Mozini
Igor Fagner Moraes Martins
Jorge Gabriel Mafia Feira
Jussara Auxiliadora Soares
Kleiton Queiroz Pereira
Leandro Gomes Gama
Leandro Mehlich
Luis Gustavo Lozano Malmegrin
Marcelo Batista Vilela
Mário Sidney Nolasco Júnior
Maurélio Miranda Silva
Robson Roberto Rita
Rodrigo Vianelo Gonçalves
Rodrigo Zuque Rodrigues
Romolo Falcão Marbá
Sandro Mafrinato
Sérgio de Souza Amaral
Sidnei Alisson Silva
Tcharlley Dieego Araújo Silva
Thales Villela Peterson
TURMA III
Alcides Barbosa Júnior
Alex Martins Guimarães
Andre Lavorato Aguiar
Augusto Moura de Oliveira
Christian Andrey Beltrami Tudisco
Daniel Pereira Coqueiro
Egleizer Melo
Fábio Kozievitcz Benvenuti
Felipe Rocha Mendes Teixeira
Felipe Rodrigues da Costa
Fernando Afonso Mendes Júnior
Fernando Ávila de Souza
Frederico Severino Júnior
Gilberto Pereira Martins
Guilherme Fonseca Ribeiro
Guilherme Morais Rabelo
Gustavo Bolsanelo Caliman
Hebert Soares Bernardino
José Antônio Soares Da Silva
José Carlos Kaid
Leandro de Oliveira Marinho
Luiz Eduardo da Silva
Luiz Américo da Silva Dias
Luiz Antônio de Oliveira Ramos Filho
Luizir Alberto de Souza Lima Júnior
Mario Henrique de Oliveira Júnior
Nísio Cunha Medeiros
Otavio Rodrigues de Paula
Peter Nassifi Barezani
Rafael Augusto Penteado Guerra
Rafael Bertulozo Ferreira
Rafael Hoth Pacheco
Raphael de Miranda Rocha
Renato Pereira dos Santos
Renato Batista dos Santos
Ricardo Ribeiro Bento
Rodrigo José de Resende Aguiar
Sebastião Alan Ferreira
Tiago Roncheti Thomaz
Vanderson da Silva Passos
Ygor Raphael Feltrim
TURMA IV
Alan Dealis Bilhéo
Alexandre de Abreu Belo
Alexandre Pereira Lopes Junior
André de Paula Monteiro
André Luiz da Silva Almeida
Belaunia Huamán Israel Josrge
Bruno Garcia Motta
Carlos Ramiro Fernandes da Quinta
Cincunegui de Faria
Diego Campos de Faria
Diogo Henrique Constantino Coledam
Douglas Tiago Nardi
Elizeu Antônio de Assis
Fernando Fraga de Borba
Flamarion Ribeiro de Souza
Franklin Ferreira de Melo
Geraldo Magela de Assis
Guilherme Marques de Barros Betti
Igor Surian de Sousa Brito
João Batista Neves Guelber Junior
José Reis Mauri
Joseph Cristian Pimentel dos Reis
Judá Eckert Berto
Leandro de Luna Cavalcanti
Leonardo Perin Ribeiro
Luiz Fernando Bergamin
Luiz Tomaz Koike
Luís Henrique Lobo Silame Gomes
Manoel Eurico Miranda da Silva
Marcelo Kaster Belletti
Marco Antonio Figueiredo Guedes
Marcos Gomes Valadares
Matheus Valeriano Rosa
Milton Carlos Luna Junior
Paulo Henrique Guilhermino Barreto
Paulo Sérgio Gazola Quintas
Rafael Lima Rangel
Rafael Novaes Dias
Renato Lopes Moreira
Ricardo de Castro Felipe
Ricardo Vidal Alves Corrêa
Robert Silveira Utsch
Rodrigo da Silveira
Saulo de Almeida Silva
Sergio Luiz Monteiro da Penha
Thiago Henrique Curan
Thiago Vinicius de Almeida Santos
Thomas Henrique Oliveira Jorge
Victor Malta Teixeira
Welton Moreira Cabral
TURMA V
Alcides Soares de Oliveira
Alexsander Nascif de Barros
Alisson de Santana Leite
André Alves de Oliveira
Bruno de Souza Cabral
Caio Augusto Grigoletto de Oliveira
Caio Falcão Leite
Cássio da Rosa Vieira
Charles Giovanni Ferraz Rodrigues
Claudius Rodrigues Medeiros
Cleiton Júnio da Silva
Dalton Pinheiro Pinto
Daniel Costa Matos
Daniel Magalhães Pinto
Eduardo Braga de Oliveira
Eduardo Gomes de Castro
Emanuel Cerqueira Bastos
Felipe Pereira da Silva
Filipe de Oliveira Fernandes
Geraldo Majella Teixeira Tempone
Glauber Fernando de Souza Caldas
Gustavo Moreira Falcão
Hemilton Jose da Silva
Hugo de Almeida Carvalho
Igor Henriques Guerra
Jorge Augusto Silva Santos
José Olympio de Almeida Villarinho
Kleiton Queiroz Pereira
Laion França Sena
Leandro Feres Gama Santos
Luiz Carlos Guedes Garcia
Luiz Carlos Laudiosa
Marcelo Figueiredo Silva
Marcelo Ribeiro Ramos
Marcos Giovannoni Oliveira
Murilo Balbino Guimarães
Patrick Freire Bandeira de Mello
Pedro Henrique Gavioli Fonseca
Rafael Damasceno Oliveira
Rennan Soares da Cunha
Ricardo José Belli
Robson Harlley de Souza Miranda
Rodrigo Belo Cardozo
Rogerio Martins da Silva
Sérgio Eduardo Gomes Rezende
Thiago Azevedo da Silva
Tiago Nascimento Silva
Wanderlei José de Almeida Silva
Wilson Douglas Assumpção
TURMA VI
Alexandre Vinícius Bobato Tozetto
Anderson Mateus Viriato
Angelo Antunes Sousa Santos
Bruno Botelho Abreu Nascimento
Bruno da Silveira Rogel Bueno
Bruno Jackson Lima de Almeida
Bruno Marcolino Gonçalves
Caito André Kunrath
Dante Luís Pereira
Davi Correia da Silva
Diógenes Henrique Jordão
Eduardo Henrique Bernardo de Oliveira
Elton Higo Medina Mota
Fabrício Souza da Silva
Gustavo Caspani Dubois
João Vitor de Assis
Johel Abrahão Vieira Fonseca
José Maria Barbosa
Lucas Silveira Barezani
Luciano Henrique Fidêncio
Luiz Fernando de Sousa Silva
Marlos Adroaldo Heinrich
Paulo Roberto Bento de Castro Júnior
Pedro Assunção Peito Macedo
Rafael de Oliveira Barreto
Rafael Gustavo da Silva Duarte Medrado
Rafael Lupes
Ramon Cardoso Lima
Raphael Martins de Souza
Ricardo Franco Alves
Rodrigo de Miranda Monteiro Santos
Thiago da Silva Ribeiro
Thiago Pereira Santa Bárbara
Tiago Lucas Moreira Lima
Uendell Macedo Silva
Vanderson Luiz Alves Pereira
Winder Sant’Ana de Souza
Guilherme Afonso Marchi
Weliton Carlos da Silva
TURMA VII
Adriano de Oliveira Gomes
Alisson de Oliveira Freire
André Felipe Silva Neri
Carlos Magno Fernandes Filho
Cauan Felipe De Almeida
Dennis Nícolas Cardoso Dantas
Fabio Augusto Hackenhaar
Gabriel Gagliardi Barbero
Guilherme Martins Stroppa
Igor Gonçalves De Oliveira
José Guilherme Caricchio Rosa
Jose Roberto Veiga Vieira
José Ronaldo Alves Albuquerque Júnior
Juarez Kern Jover
Juliano Da Cunha Okubo
Leandro Rates De Mendonça
Leonardo Cherede Dutra
Luca Lameira Antunes
Lucas Pereira Moreira
Lucas Prudente Alves de Araujo
Marcel Virgolino Silva Malta
Marcelo Odilon Cabral de Andrade
Marlon Araújo Bispo
Mauro Eluidson Furtado
Paoline Faria Gomes
Pedro Henrique Alexandre
Pedro Tadeu Cozza Junior
Rafael Paes Baptista de Oliveira
Rafael Stucchi Boschi
Ricardo Campos Lobosque Senna
Ricardo Ferreira Machado
Rodrigo de Brito Ferreira
Sandro Aparecido  Leite Penteado
Suhey Salim Ferreira Dos Santos
Vânderson Rezende Firmiano
Victor Amorim Farias Andrade de Souza
Wellington Loterio Siqueira
Wellington Vinícius Da Silva Sales
Wendel Satil Valadares
TURMA VIII
Alessandro de Oliveira Barros
Alexandre Henrique Alves
Bruno Ferreira Martinelli
Carlos Eduardo Vieira Vasconcelos
Cássio Luiz Maciel da Silva
David Lucas Castro Reis
Deysiane Peres da Silva
Diego Magri de Gonçalves Moraes
Diêgo William Carneiro de Almeida Correia
Enderson Silva Euzébio
Felippe da Silva Leite Cardoso
Filipe do Nascimento Leal Nunes
Flávio Augusto de Araújo Rosa
Glegson Pereira da Silva Santos
Grégory Hallé Petiot
Guilherme Alexandre Borean Borgh
Heleno Soares Mendes
Henrique Bueno Américo
Henrique Guedes Araujo
Hugo José Nogueira Correa
Jose da Câmara Vieira Junior
Júlia de Almeida Zani
Julio César Pinto Procópio
Leandro Campos Borges
Lucas Arantes Carvalho
Lucas Eduardo Nunes
Luiz Felipe Pinto Oliveira da Motta
Mairon Céssar Moreira
Marcelo Rossetti
Marcos Antônio Mattos dos Reis
Mateus Pinto Lima
Michelle Leal Rios
Miguel Angelo Carrenho Pila
Muriel Alves Fernandes
Paulo Ferreira de Moraes
Rafael Lopes dos Santos
Rafael Toshio Bagatin
Renata Soares Faria
Rhafael Barbosa Almedanha
Rodrigo dos Santos Guimarães
Rodrigo Magalhães Patriani Rodrigues
Rogêrio Dilon da Silva Velinho
Ronaldo Lopes Vieira
Samuel do Carmo Fernandes
Sergio Pereira da Silva
Vicente Geraldo do Carmo
Vitor Ferreira Neves
Wagner Ellwanger
Wagner Flávio Ramos
TURMA IX
Ada Fernanda Pereira Santos Lima
Adrian Michel Castro Gomes de Oliveira
Adriel Leal da Costa Santos
Breno Luis Queiróz da Cunha
Bruno Garcia de Camargo
Cleber Destro Mata
Diego Azambuja Giordano
Fabiano de Souza Jesus
Fernando Alves Arcanjo
Fernando Becker
Fernando de Jesus Oliveira Filho
Filipi Rubbo Soares
Guilherme Augusto Hoth
Guilherme Figueiredo Machado
Guilherme Pereira Fernandes
Gustavo Tavares da Costa
Irênio Gomes Filho
João Pedro Moraes Rissati
Joao Vitor Laender Guimarães
Jorge Eliecer Montaño Angulo
Jorge Lucas Ferreira do Nascimento
Leandro Cristiano de Santana
Levindo Ildeu Lopes Xavier
Lucas Carneiro do Nascimento
Lucas Henriques Tavares Fajardo
Lucas Mariano Costa
Lúcio Flávio Freire de Araújo
Luiz Felipe Todeschini
Marcelo de Abreu Brazão
Márlon Salomão Lopes do Nascimento
Maurício Chico Teixeira Junior
Michele Aline Kanitz
Paulo Marcus Henriques Balthar
Pedro Henrique Avila de Salles
Rafael de Oliveira Ildefonso
Rafael Sundermann Sposito
Renan Mendes
Renato Gomes Gonçalves
Roberto Stassart Ferreira
Robinson Soares Gomes
Tomas Andreas Scheiber Scherer
Vinicius Rodrigues Castellassi
Vinicius Rovariz Teixeira de Araujo

Clique nesse link para visualizar as fotos

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados