O que é o FUT-SAT
Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT)
O FUT-SAT foi construído com o intuito de propiciar aos treinadores, professores e investigadores um meio de aceder, com maior especificidade e objetividade, às informações que refletem comportamentos táticos desempenhados pelos jogadores em situações de jogo. A sua estrutura conceitual está alicerçada nos princípios táticos fundamentais do futebol, sendo para a fase ofensiva: penetração, cobertura ofensiva, mobilidade, espaço com bola, espaço sem bola e unidade ofensiva; e para a fase defensiva: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio de recuperação, equilíbrio defensivo, concentração e unidade defensiva. Esses princípios foram eleitos por representarem os aspectos centrais do processo de ensino e treino do comportamento tático e a estrutura básica estar presente em todos os modelos de jogo de treinadores. Além disso, esse conjunto de princípios possui medidas objetivas da movimentação dos jogadores pelo campo de jogo consoante à gestão do espaço de jogo realizada por eles.
A presença destes princípios na estrutura central do FUT-SAT ajuda a compreender a organização tática do jogo, uma vez que a dinâmica das suas interações e aplicações operacionaliza e caracteriza tanto o modelo, quanto o nível de jogo das equipes. Adicionalmente, a utilização de espaços modificados para a avaliação do comportamento tático corresponde às necessidades do ensino e do treino, uma vez que muitos treinadores utilizam modificações na estrutura dos seus exercícios de jogo, sejam elas para facilitar o fluxo ou para induzir a ocorrência de ações relacionadas com as capacidades táticas.
O teste de campo usado nesse sistema permite a utilização de configurações que vão de “goleiro + 3 vs. 3 + goleiro” até o “11 vs. 11”. O teste padrão do sistema tem sido o “goleiro + 3 vs. 3 + goleiro”, sendo aplicado durante 4 minutos em um campo de 36 metros de comprimento por 27 metros de largura. As dimensões desse teste foram calculadas com base no rácio de utilização do espaço de jogo pelos jogadores, tomando em consideração as medidas máximas permitidas para um campo de futebol pela International Football Association Board. A quantidade de tempo foi estabelecida por um estudo piloto, realizado por Teoldo e colaboradores (2009), no qual se verificou que quatro minutos seriam suficientes para que todos os jogadores realizassem ações relacionadas com todos os princípios táticos avaliados no instrumento de observação do FUT-SAT.
Devido a tais características, esse sistema permite avançar em termos de medidas objetivas da movimentação dos jogadores no campo de jogo, o que vem sendo salientado pela literatura como uma limitação para a construção de instrumentos fiáveis de avaliação do desempenho de jogadores. A consideração dos princípios táticos como aspectos nucleares da avaliação também apresenta vantagens na avaliação contextualizada e longitudinal dos jogadores, durante todo o processo de formação.
Outra vantagem do sistema diz respeito à flexibilidade de utilização das suas categorias e variáveis, dado que podem ser utilizadas consoante os objetivos do treinador ou pesquisador. Esse sistema responde ainda à necessidade de avaliar aspectos táticos específicos do jogo de futebol, que até então não haviam sido contemplados nos instrumentos existentes na literatura, e permite aferir as dinâmicas estabelecidas pelos jogadores, com e sem bola, durante o jogo, considerando a presença e a qualidade de interação do adversário.
Estrutura e Função do Sistema
Variáveis e Categorias
O FUT-SAT é composto por duas macro-categorias, sete categorias e 76 variáveis que estão organizadas em função dos tipos de informações tratadas pelo sistema. A Macro-Categoria Observação comporta três categorias e 24 variáveis; e a Macro-Categoria Produto possui quatro categorias e 52 variáveis. A Macro-Categoria Produto recebe essa denominação devido as suas variáveis estarem dependentes das informações oriundas das variáveis que compõem a Macro-Categoria Observação.
Caracterização do Teste de Campo
O recurso à configuração numérica de “goleiro + 3 vs. 3 + goleiro” para o teste de campo decorre do entendimento de que essa estrutura garante a ocorrência de todos os princípios táticos inerentes ao jogo formal. Essa configuração permite, em termos ofensivos, passar de uma escolha binária para uma escolha múltipla e preserva a noção de jogo sem bola, uma vez que reúne o portador da bola e dois recebedores potenciais. Do ponto de vista defensivo, reúne um defensor direto ao portador da bola (1o defensor) para realizar a contenção e dois defensores (2o e 3o), relativamente mais afastados do portador da bola, para concretizarem eventuais coberturas, dobras e compensações, respeitando os outros princípios táticos.
O teste de campo é aplicado durante 4 minutos em um campo de 36 metros de comprimento por 27 metros de largura. Para a realização do teste, os praticantes são divididos aleatoriamente (ou conforme objetivo do treinador ou da pesquisa) em duas equipes de três jogadores cada, com coletes numerados. Cada equipe possui coletes de cor diferente, com objetivo de facilitar a identificação dos jogadores no vídeo. Durante a aplicação é solicitado que os jogadores joguem de acordo com as regras oficiais do jogo. As imagens são gravadas por uma câmera de vídeo colocada em diagonal em relação às linhas de fundo e lateral.
Protocolo de operacionalização do FUT-SAT
O protocolo de operacionalização do FUT-SAT é composto por três procedimentos que podem ser realizados de forma simples (por só um indivíduo). O primeiro procedimento consiste em analisar as ações realizadas pelo jogador durante a partida, sendo que a unidade de análise é a posse de bola. Esta é considerada quando um jogador respeita, pelo menos, um dos seguintes pressupostos: a) realiza pelo menos três toques consecutivos com a bola; b) executa um passe positivo (permite a equipe manter a posse de bola); ou c) realiza uma finalização/ remate ao gol.
O segundo procedimento refere-se à avaliação, classificação e registro das ações táticas. Para realizar essas três ações o avaliador baseia-se no instrumento de observação e tem auxílio do software Soccer View 1.0, que foi desenvolvido especificamente para o FUT-SAT. Ele permite a inserção das referências espaciais do teste no vídeo, possibilitando a avaliação rigorosa do posicionamento e da movimentação dos jogadores no campo de jogo.
O terceiro procedimento refere-se ao cálculo das variáveis contidas nas categorias Índice de Performance Tática (IPT), Ações Táticas, Percentual de Erros e Localização da Ação Relativa ao Princípio (LARP). No software Soccer View 1.0 esse procedimento foi incorporado e já é realizado automaticamente.
A partir dos resultados advindos do FUT-SAT é possível ter uma avaliação rápida e criteriosa sobre o desempenho tático do jogador. O acesso a essa informação é importante porque possibilita que os comportamentos ineficientes possam ser treinados e desenvolvidos durante o processo de formação esportiva. Assim, com a repetição sistemática de aplicação desse teste durante a formação esportiva dos jogadores, a comissão técnica poderá conhecer as limitações e potencialidades táticas dos jogadores e, consequentemente, direcionar e maximizar os exercícios nos treinamentos, conforme a necessidade da sua equipe.
Para mais informações sobre o FUT-SAT e os princípios táticos:
Livro “Para um futebol jogado com ideias: Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes”:
https://nucleofutebol.ufv.br/?page_id=2880
Exemplo de filmagem para avaliação através do FUT-SAT