Três ex-alunos da UFV são contratados para a comissão técnica do Sport Club do Recife
No último dia 27 de Março, três ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa foram contratados pelo Sport Club do Recife. São eles: O treinador Ney Franco, o auxiliar Alexandre Grasselli e o preparador físico Alexandre Lopes.
Em 1992, Ney Franco foi treinador da equipe de Viçosa na Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior. Posteriormente, deu sequência na sua carreira nas divisões de base do Clube Atlético Mineiro e no Cruzeiro Esporte Clube. No profissional, foi treinador do Cruzeiro como técnico interino (2004); foi campeão mineiro (2005) com o Ipatinga; ganhou a Copa do Brasil (2006), Campeonato Carioca (2007) e a Taça Guanabara (2007) pelo Flamengo; passou pelo Atlético Paranaense (2007/08); ganhou a Taça Guanabara (2009) com o Botafogo; foi campeão paranaense (2010) e do Campeonato Brasileiro série B (2010) com o Coritiba; conquistou o Campeonato Sulamericano (2011) e o Campeonato Mundial (2011) pela Seleção Brasileira Sub-20; foi campeão da Copa Sulamericana (2012) com o São Paulo; foi treinador do Vitória (2013/14); voltou para o Flamengo (2014); foi novamente para o Vitória (2014); e treinou o Coritiba (2015). Recentemente, Ney Franco passou um período de estudos nos Estados Unidos e também realizou o curso de treinadores organizado pela CBF.
A partir da ascensão do Professor Ney Franco, outros profissionais da Universidade Federal de Viçosa passaram a seguir carreira no mercado de trabalho do futebol, dentre eles, os professores Alexandre Lopes e Alexandre Grasselli. Além disso, os três profissionais participaram da produção de 16 videocursos sobre futebol, os quais se tornaram referência no ensino e no treino do futebol no Brasil e no exterior.
Nesta oportunidade, Ney Franco voltará a trabalhar com Alexandre Lopes, que foi o preparador físico da equipe Sub-20 da Seleção Brasileira (2010/12). O auxiliar técnico da comissão, Alexandre Grasselli, começou a carreira como treinador em 1996, teve passagens por clubes importantes como Tupi, Cruzeiro e Atlético Petróleos de Luanda, umas das equipes mais tradicionais da África. No ano de 2016, Grasselli esteve na Inglaterra aperfeiçoando o inglês e adquirindo experiências no futebol europeu.
Parabenizamos a comissão técnica pela conquista e desejamos que eles tenham sucesso nesse novo desafio.