Membros do NUPEF/UFV participam de ações internacionais

Nos meses de Maio e Junho de 2017, membros do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol – NUPEF/UFV participaram de ações internacionais, através das quais divulgaram os trabalhos desenvolvidos pelo NUPEF e estreitaram parcerias com pesquisadores e universidades internacionais.

Entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho, os membros do NUPEF Henrique Américo e Guilherme Machado, participaram do World Conference on Science and Soccer (WCSS) em Rennes, França. Henrique apresentou o trabalho intitulado: “Coordination patterns in scoring opportunities of the German team in the 2014 FIFA World Cup”. Guilherme, por sua vez, apresentou os trabalhos intitulados: “How the quality of tactical actions is related to high-intensity running?”, e “Manipulating number of players in small-sided and conditioned games: effect of inside floater on tactical performance of soccer players”.

Além disso, na cidade do Porto, Henrique e Guilherme participaram do I Congresso Internacional de Periodização Tática, que teve como um dos palestrantes o Prof. Vítor Frade, criador da Periodização Tática. O evento contou ainda com a presença de diversos pesquisadores e treinadores de todo o mundo.

Em complemento, Henrique e Guilherme visitaram a Faculdad de Educación de Cuenca, em Cuenca (Espanha), a Universidad de Castilla-la Mancha e o clube de futebol Albacete Balompié, em Albacete (Espanha). Na Faculdad de Educación de Cuenca eles foram recebidos pelo Prof. Dr. Sixto González Víllora. Na oportunidade conversaram sobre o desenvolvimento do teste para avaliação da componente tática (conhecimento tático declarativo) em jogadores de futebol e a possível realização de projetos em parceria. Em Albacete, na Universidad de Castilla-la Mancha, o grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Onofre Conterias os recebeu juntamente com os Prof. Dr. Jaime Serra Olivares, Prof. Dr. Juan Carlos Pastor e o aluno de doutorado Alejandro Prieto Ayuso. Nessa visita foram discutidas as possibilidades de parcerias entre os laboratórios e o desenvolvimento de projetos.

Em sequência às ações internacionais, entre os dias 04 e 07 de Junho, os membros do NUPEF Marcelo Andrade e Rodrigo Santos participaram da Conferência Anual da North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity (NASPSPA) em San Diego, Estados Unidos. Marcelo Andrade apresentou o trabalho intitulado: “Peripheral perception as discriminant factor of tactical behavior efficiency of youth soccer players”. Rodrigo Santos apresentou o trabalho intitulado: “Inter-team coordination tendencies of goal-scoring possessions in open play: an exploratory analysis of the 2014 FIFA World Cup winner team.”  No congresso os membros tiveram contato com o Prof. Mark Williams, que era um dos palestrantes do evento. O Prof. Mark Williams estará presente no 6º Soccer Experience que será realizado no mês de Outubro, em Viçosa.

Portanto, a partir dessas ações, o NUPEF busca aumentar as suas parcerias acadêmico-científicas com as instituições de ensino superior no exterior e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo. No mês de Julho estão programadas novas ações de internacionalização do NUPEF, como por exemplo, a participação no 6 º Congresso Internacional de Jogos Desportivos, em Portugal e no ISSP 14th World Congress em Sevilha, Espanha.

Henrique e Guilherme

IMG_20170608_142227IMG-20170606-WA0005WP_20170606_10_48_22_ProWP_20170606_14_08_19_Pro (2)

Rodrigo e Marcelo

Marcelo 1Rodrigo 1Marcelo 3Rodrigo 3