Evento em comemoração aos 100 anos da Federação Portuguesa de Futebol conta com a participação de membros do NUPEF

Entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2015 ocorreu o evento “Football Talks” na cidade de Estoril, Portugal.

Este evento foi promovido pela Federação Portuguesa de Futebol e foram debatidos alguns temas emergentes do futebol na atualidade, pelos responsáveis de cada área. Entre esses temas, tiveram presentes o funcionamento das escolas de base na Alemanha, a Faculdade criada pelo Real Madrid para a formação de profissionais no futebol, a organização dos campeonatos de base na UEFA e os avanços da arbitragem no cenário internacional. Além disso, grandes figuras do futebol também estiveram presentes, como Patrick Vieira (envolvido na base do Manchester City), Pierluiggi Colina (Chefe de arbitragem da UEFA) e Michel Platini (Presidente da UEFA).

Em relação aos temas abordados, foi possível perceber que o trabalho realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol acompanha as tendências das instituições de vanguarda no futebol. Alguns pontos que foram destacados nesses três dias de evento são:

– A importância dada ao Real Madrid (Clube com maior valor de mercado da atualidade) em investimentos na área da investigação para melhoria no Futebol.

– A UEFA destacou a necessidade de avaliação e compreensão da CARGA COGNITIVA nos jogadores de futebol enquanto fator de desempenho. Este trabalho já vem sendo realizado pelo NUPEF com clubes das séries A, B e C do Futebol Brasileiro. https://nucleofutebol.ufv.br/wp-content/uploads/79-2014-Affective-Decision-Making-and-Tactical-Behavior-of-under-15-soccer-players.pdf

– A Federação Alemã divulgou dados mostrando idades sensíveis para a transferência dos locais de treinamento dos jogadores, para alcançarem a elite do Futebol. Estudo realizado pelo nosso Núcleo apontou esses indicativos em relação ao contexto brasileiro. Alguns dados desse estudo também mostram as cidades com maior probabilidade de se encontrar tal jogadores assim como o IDH. https://nucleofutebol.ufv.br/wp-content/uploads/64-2013-O-Índice-de-Desenvolvimento-Humano-e-a-Data-de-Nascimento-podem-condicionar-a-ascensão-de-jogadores-de-Futebol-ao-alto.pdf