História, Missão, Visão e Princípios
Histórico, Objetivos, Parcerias e Projeções
O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) foi idealizado pelo Professor Dr. Israel Teoldo da Costa e teve o início das suas atividades em Agosto de 2010. O objetivo do Núcleo é desenvolver pesquisas de ponta na área do Futebol e, por meio dos seus resultados, contribuir para a formação de jogadores mais inteligentes e criativos para o jogo. Além disto, o Núcleo tem como meta formar recursos humanos qualificados para trabalharem em diversos setores do Futebol. Desde o início das suas atividades, o Núcleo já desenvolveu várias ações de formação e recebeu alunos de mais de 20 estados do Brasil e também do exterior (Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Espanha e Colômbia). Esta atratividade de pessoas tanto da comunidade profissional, quanto da comunidade acadêmica mostra que o Núcleo tem uma proposta sólida e de interesse nacional e internacional.
O NUPEF possui alocado em sua estrutura física três laboratórios: Laboratório de Cognição e Ação Esportiva; Laboratório de Psicologia do Esporte e Laboratório de Análise de Jogo. O Laboratório de Cognição e Ação Esportiva recebeu apoio da Secretaria do Estado de Turismo e Esportes do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e conta com um dos mais modernos equipamentos de investigação na área da tomada de decisão, o Mobile Eye Tracking. O Laboratório de Psicologia do Esporte recebeu apoio da Reitoria da UFV e conta com o Sistema de Viena, que permite avaliar e treinar alguns processos cognitivos dos atletas. Já o Laboratório de Análise de Jogo conta com o sistema de rastreamento e monitoramento de movimentação de jogadores GPSPORT e com o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (TacticUP e FUT-SAT) e sistemas de análise de jogo. Estes sistemas são utilizados para desenvolver estudos que ajudem treinadores/professores a melhorar as sessões de treino e maximizar o desenvolvimento dos jogadores, tanto nas categorias de base quanto nas equipes profissionais.
Atualmente, o Núcleo vem desenvolvendo trabalhos científicos sobre a importância da cognição sobre o desempenho tático e esportivo de jogadores e equipes. Nossos projetos têm sido desenvolvidos com o apoio de entidades nacionais e internacionais de fomento do Futebol e também de vários clubes no Brasil e no mundo.
Entre os anos de 2014-2015, o coordenador do NUPEF realizou estágio de pós-doutoramento em Londres, na Brunel University London, com o apoio do Prof. Mark Williams, onde estudaram o impacto da componente tática e cognitiva no desempenho e formação de jogadores de Futebol. Através deste projeto de pós-doutoramento ainda mais estudos qualificados no âmbito do Futebol têm sido desenvolvidos pelo NUPEF sempre buscando que as contribuições da ciência cheguem ao campo prático e ao dia-a-dia dos clubes para a formação de jogadores inteligente e criativos para o jogo (treinamento e competição).
No cenário acadêmico-científico, o NUPEF já firmou parcerias internacionais com o Gabinete de Futebol da Faculdade de Desporto da Universidade de Porto, coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Garganta; com o Centre for Sports Medicine and Human Performance da Brunel University London, coordenado pelo Prof. Dr. Mark Williams; com Universidad de Castilla-La Mancha através do Prof. Dr. Sixto Gonzáles Víllora, com Department of Performance Psychology do Instituto de Psicologia da Universidade de Colônia na Alemanha, através do Prof. Dr. Markus Raab, com Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra através do Prof. Dr. António Figueiredo, e mais recentemente, iniciou cooperação com o Prof. Dr. Dieter Hackfort, coordenador do Department for Sport Science, da Universidade de Munique na Alemanha.
No cenário nacional o NUPEF possui intercâmbios científicos com o Laboratório de Cognição e Ação Esportiva da UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Greco; com o Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa; com o Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte da UNICAMP, coordenado pelo Prof. Dr. Alcides José Scaglia, com o Grupo de Estudos em Futebol da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenado pelo Prof. Marcelo Matta, com o Grupo de Estudos em Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Prof. José Cícero de Moraes, com o Laboratório de Desenvolvimento Humano da Univeridade Federal de Manaus, através do Prof. João Cláudio Machado e na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, com o Prof. Vilde Menezes.
Além disto, o Núcleo participou de ações de formação relacionadas com o Futebol desenvolvidas pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF, CONMEBOL e FIFA, além de formações em clubes de ponta no futebol nacional comoo Botafogo de Futebol e Regatas, Fluminense Football Club, Grêmio Football Porto Alegrense, São Paulo Futebol Clube e Sport Club Internacional, entre outros.
Além dos programas de mestrado e doutorado (clique aqui para acessar) e da pós graduação em Futebol (clique aqui para acessar), o NUPEF tem desenvolvido outros projetos impactantes no cenário nacional voltados para formação de recursos humanos mais qualificados para o Futebol. Dentre esses projetos destacam-se o Soccer Experience (clique aqui para acessar) e a UFV Soccer Academy (clique aqui para acessar). A expectativa para os próximos anos é que o Núcleo continue qualificando estes projetos de formação de recursos humanos e aumente as suas parcerias laborais e acadêmico-científicas juntos as entidades de promoção e investigação do Futebol.
PRINCÍPIOS E VALORES
INOVAÇÃO
Estimular a busca pelo novo e pela nossa capacidade de compartilhar informações, conhecimentos e experiências.
LIDERANÇA
Desenvolver comportamentos que permitam direcionar nossas atividades para um caminho inovador e de produção de conhecimento que impacte positivamente a a formação de recursos humanos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Gerar impacto social através da formação de recursos humanos e do conhecimento produzido.
INTEGRIDADE
Agir com transparência e honestidade tendo sempre como base a ética e os valores humanos.
PAIXÃO (ENTUSIASMO PARA O TRABALHO)
Agir com comprometimento, criatividade e dedicação.
COLABORAÇÃO
Trabalhar em equipe fomentando relações de interdependência e de produção coletivas que possam gerar impacto social.