História do Futebol na UFV
História do Futebol na Universidade Federal de Viçosa
A história do futebol no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (DES/UFV) pode ser explicada a partir de quatro vertentes: ensino, pesquisa, extensão e publicações.
Esta história inicia-se na década de 1940 com a realização de aulas de futebol pelos acadêmicos da Universidade. Devido à forte relação que se estabeleceu entre a prática do futebol e a comunidade acadêmica nas décadas seguintes (1940 e 1950), foi criada no início da década de 1960, a Liga Universitária Viçosense de Esportes (LUVE) que se faz presente até o momento e possui como principal objetivo a difusão da prática desportiva em caráter competitivo, visando a participação em competições estaduais e nacionais.
Na sequência desta história, em 1975 foi criado o Curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, onde o professor Professor Antônio Pinto Rubim assume a disciplina de futebol até os anos de 1978. Posteriormente, o Professor Adalberto Rigueira Viana recebe a responsabilidade de conduzir a modalidade de futebol na instituição e promove uma revolução ao produzir conhecimento teórico sobre a modalidade, levando a Universidade Federal de Viçosa a figurar como referência nacional e internacional na modalidade.
O seu primeiro livro publicado em 1981 (vide figura 1) viria a se tornar uma das principais referências de leitura no Brasil e no exterior. A partir desse marco, diversos outros trabalhos surgiram com a autoria do Professor Adalberto, com a colaboração de outros professores do Departamento de Educação Física, dentre eles, os Professores José Alberto Pinto e José Elias Rigueira. No total, foram publicados durante esta década 12 livros sobre Futebol e 01 livro sobre o Futsal.
Ainda na década 1980 foram realizados cursos de arbitragem e treinamento em futebol. Os registros acadêmicos mostram que 08 cursos sobre arbitragem e 05 cursos na área do treinamento do futebol foram ministrados por diversas cidades no sudoeste do Brasil.
Devido a esta intensa contribuição para o avanço do futebol, o Prof. Adalberto Rigueira recebe em 1987 uma proposta de trabalho nos Emirados Árabes Unidos, no clube Al Ain (vide contrato na figura 2). Assim, o professor se licencia das atividades no Departamento de Educação Física por um período de um ano.
Com este exponencial crescimento do futebol dentro da instituição e com a demanda esportiva em alta a Liga Universitária Viçosense de Esportes (LUVE), passa a ganhar mais respaldo da administração superior para projetos que objetivavam, especialmente, a complementação da formação de acadêmicos do Curso de Educação Física.
Assim, em 1989, dá-se início, com o apoio do Pró-Reitor de Assuntos Comunitários Professor José Tarcísio de Lima Thièbaut, ao projeto de laboratório de estágios relacionados ao Futebol para os estudantes de Educação Física (vide figura 3). Este projeto tinha como principais objetivos promover a aproximação da ciência com a práxis e dar experiência esportiva aos acadêmicos através dos treinamentos diários e das competições disputadas.
Com o avanço das atividades futebolísticas além dos limites físicos da Universidade, no ano de 1990, o coordenador geral da Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, Chafit Felipe, faz a proposta de Viçosa sediar uma chave do torneio. A partir desta oportunidade os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV se envolvem mais com o projeto de laboratórios de estágio realizados na LUVE, e em 1992 o time passa a ser treinado pelo Ney Franco que, posteriormente, se forma no curso e dá sequência a sua carreira nas divisões de base do Clube Atlético Mineiro e no Cruzeiro Esporte Clube (vide figura 4).
A partir da primeira recepção de jogos da Taça BH de Futebol Júnior, Viçosa ainda sediaria jogos da competição por mais 12 edições. Com esta sequência, a Taça BH passa a ser mais um marco do desenvolvimento do futebol e serve de vitrine para os acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa mostrarem seus trabalhos. A partir do posicionamento do Professor Ney Franco, outros profissionais da instituição passaram a seguir carreira no mercado de trabalho do futebol, dentre eles, os professores Israel Teoldo, Alexandre Lopes, Alexandre Grasseli, Wladimir Braga, Rômulo Gama, Vinicius Cutini, Matheus Ornelas, Alexandre Lemos, Roger Galvão, Igor Custódio, Lúdyo Santos, Alexandre Alves, dentre outros. Apesar de não haver um registro rigoroso sobre os egressos do curso, pode-se afirmar que atualmente são aproximadamente 32 ex-alunos do curso de Educação Física da UFV que trabalham em diversos clubes das séries A, B, C e D do Brasil.
No inicio da década de 1990 também ocorre a aposentadoria do Professor Adalberto Rigueira e a contratação do Professor José Geraldo do Carmo Salles como Professor de Futebol do Departamento de Educação Física. O Prof. José Geraldo dá sequência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido com a publicação de artigos e capítulos de livros abordando os aspectos sociais da prática do futebol e cria o projeto de extensão “Escola de Futebol” para atender crianças e adolescentes.
Nesta década, dois outros marcos também foram importantes para a propulsão do conhecimento e da formação de profissionais para o futebol na Universidade. Um deles, organizado pelo Prof. João Carlos Bouzas Marins, é o oferecimento de clínicas de Futebol na UFV. Estas clínicas receberam alunos de várias cidades e prenunciam um dos marcos mais importantes da história do Futebol na UFV que é a criação, pelos Professores João Bouzas e Próspero Paoli do curso de pós-graduação Lato Sensu em Futebol (vide figura 6). O outro é a produção de 16 videocursos sobre o futebol que se tornaram referência no ensino e treino da modalidade no Brasil e no exterior (vide figura 5).
Além disto, em 1998, é criado o Projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, uma parceria entre a UFV e a Prefeitura de Viçosa. Com 05 Núcleos e atendendo a 300 beneficiados na faixa etária entre os 13 aos 16 anos, o Projeto serviu como campo de estágio, de ensino e pesquisa para diversos alunos do curso de Educação Física, que tiveram a oportunidade de experimentar na prática seus conhecimentos. O Projeto, que foi ampliado para outras modalidades, existe até hoje e continua a promover um excelente campo de estágio para os alunos do curso de Educação Física.
Em 2004, com o sucesso anterior das clínicas de futebol e em função da carência de cursos de Especialização em Futebol no Brasil é criado o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Futebol na UFV. A proposta principal do curso é aliar a ciência ao futebol e promover a difusão do conhecimento para profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar no futebol (vide figura 6).
Desde a sua criação, este curso de especialização teve por característica reunir alunos de todos estados brasileiros. Além disto, este curso também já atraiu alunos do exterior advindos da América do Sul, América do Norte e Europa. Sempre com turmas cheias, entre 35 e 62 alunos, a especialização congregou em todas as edições alunos de no mínimo 10 estados do Brasil o que sempre permitiu muita troca da informação entre os discentes e docentes.
Dentre os alunos e ex-alunos do curso de Especialização em Futebol que atualmente trabalham com futebol podemos listar: Felippe Cardoso, Guilherme Machado, Maurício Assumpção, Augusto Moura de Oliveira, Augusto Silva Santos, Luiz Carlos Laudiosa, Amandio Augusto Pereira Fialho, Luís Henrique Lobo, Rafael Barreto, Ramon Cardoso Lima, Fabrício Souza, Igor Guerra, Marcos Valadares, Murilo Balbino, Uendell Macedo, Rafael Medrado, Tiago Lucas, Leonardo Cherede, Wellington Sales, dentre outros. Além deles, alunos como Cristiano Diniz, Alessandro Mendes Fidelis e Davi Silva atualmente seguem na área acadêmica.
Os trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos alunos da Especialização em Futebol já somam mais de 160 publicados em revistas nacionais e internacionais de expressão, mostrando que o conhecimento desenvolvido no curso pelos discentes possui amplo interesse das comunidades acadêmica e profissional.
Por manter ao longo do tempo esta característica na divulgação do conhecimento sobre a modalidade, 03 capítulos de livro sobre o futebol são publicados no atlas do esporte nacional em 2004. Além disto, em 2005 ocorre uma nova ampliação dos laboratórios de estágios dos acadêmicos de Educação Física através de uma parceria entre o Departamento de Educação Física e o clube Viçosa Esporte e Lazer (VEL).
Diante deste cariz cada vez mais forte na produção de conhecimento no futebol pela UFV, cria-se, em 2008 a partir da iniciativa do Prof. João Bouzas Marins, a Revista Brasileira de Futebol com o objetivo central de contribuir para a difusão da produção científica na modalidade e dar acesso fácil e gratuito a todos os profissionais do futebol sobre temas atuais e relevantes da modalidade ( figura 7).
Em 2010 é desenvolvido um projeto de investigação para avaliação dos Centros de Treinamento dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em conjunto com a SPORTV (figura 8). Os resultados deste estudo foram divulgados em quatro edições do programa Sportv News e foram um marco regulatório nos Centros de Treinamentos no Brasil.
Neste mesmo ano um projeto de formação de jogadores inicia-se no Centro Esportivo Ubaense que abre as portas para a continuidade de recém graduados do curso de Educação Física aplicarem os conhecimentos na prática.
Com uma base sólida de conhecimento desenvolvido ao longo da história e com a perspectiva de continuidade ao longo dos anos, em 2010 com a contratação do Prof. Israel Teoldo da Costa é criado o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) (vide figura 9).
Este núcleo foi criado com o objetivo principal de dar propulsão às pesquisas inovadoras realizadas no futebol, além de reunir as ações de vários professores do Departamento de Educação Física da UFV que desenvolviam projetos no futebol nas áreas de análise de jogo, cognição e ação esportiva, psicologia do esporte, biomecânica, fisiologia, sociologia, gestão e metodologia de treinamento (mais informações podem ser obtidas no site www.nucleofutebol.ufv.br).
Com a criação do Núcleo, três novos laboratórios aplicados ao futebol passam a fazer parte da estrutura do Departamento de Educação Física: Laboratório de Análise de Jogo, Laboratório de Cognição e Ação e o Laboratório de Psicologia do Esporte.
Diante dos avanços científicos atingidos no Futebol, em 2011 o curso de pós-graduação Stricto Sensu, em nível de mestrado, amplia suas linhas de investigações no futebol e tem muitas de suas pesquisas divulgadas em jornais impressos (vide figura 10) e televisivos, com destaque para as divulgações realizadas no Jornal Nacional, Globo Esporte e Esporte Espetacular (vide figura 11).
Neste mesmo ano, o Professor Israel Teoldo da Costa assume as disciplinas de Futebol do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e a Coordenação do Curso de Especialização em Futebol.
Em 2012, com apoio dos Governos Federal, via Reitoria da Universidade Federal de Viçosa, e do estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, equipamentos modernos são adquiridos pelo NUPEF e dá-se inicio a uma nova etapa de produção de conhecimento, especialmente, no que refere a avaliação da tomada de decisão e do comportamento táticos de jogadores de Futebol (vide figura 12).
Com o advento destes recursos tecnológicos e com a amplitude das investigações sobre o comportamento tático e a tomada de decisão aplicada ao contexto do futebol, muitas parcerias nacionais e internacionais são fomentadas entre instituições de ensino com o intuito de produzir conhecimento cada vez mais aplicado ao desempenho esportivo e a formação de jovens futebolistas. Dentre estas parcerias destacam-se as internacionais com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Portugal, Universidad de Castilla La Mancha – Espanha, e Liverpool John Moores University e Brunel University London no Reino Unido.
Em 2012 é publicado mais um livro sobre futebol, de autoria do Professor José Geraldo do Carmo Salles, que trata sobre temas relacionados com a montagem e administração de Escolas de Futebol (vide figura 13).
Em 2013 é realizada a I edição do Soccer Experience na UFV, com o curso intitulado “Da ideia de jogo ao jogo com ideias, para uma performance de excelência no Futebol”, ministrado pelo Prof. Júlio Garganta. O evento é criado a fim de proporcionar cursos de formação para profissionais que trabalham com o futebol. No mesmo ano, ocorre a II edição do Soccer Experience, onde o Prof. António Figueiredo ministra o curso sobre a importância da maturação para o desempenho esportivo de jovens futebolistas.
Em 2013-2014, as investigações sobre a tomada de decisão e o comportamento tático de jogadores de futebol recebem o apoio dos grandes clubes do Brasil e o Fluminense Football Club é o pioneiro em ter os jogadores das categorias de base avaliados com a tecnologia disponível no NUPEF.
Em 2013-2014 novas matérias são veiculadas na imprensa (Esporte Espetacular, Globo Esporte, TV Viçosa, Rádio CBN, Rádio Montanhesa, Rádio UFMG, Jornal Correio Brasiliense, Jornal Hoje em Dia, Jornal Folha da Mata, Jornal e Site da UFV) a respeito da Copa do Mundo. Estas matérias destacam os fatores que influenciam o desempenho dos jogadores e a utilização de novas tecnologias para a formação de jogadores criativos e inteligentes para o futebol.
Em 2014, as parcerias internacionais entre o NUPEF e a Universidade de Coimbra em Portugal e a Universidade de Colônia na Alemanha ganham amplitude com o financiamento de estudos interculturais sobre a formação de jogadores, especialmente no que refere ao estudo da maturação e a formação de jogadores inteligentes e criativos. Além disto, neste ano o Prof. Israel Teoldo da Costa inicia seu treinamento de pós-doutorado junto ao Prof. Mark Williams da Brunel University London e o NUPEF recebe o Prof. Sixto González-Víllora da Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha, para realizar um período de estágio de pós-doutorado entre Junho e Agosto.
Ainda neste ano, foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora um Congresso Internacional de Futebol que promoveu a integração de todos os docentes vinculados a estas parceiras e que investigam o futebol de uma forma integral e aplicada. Também foi realizado o I Encontro dos ex-alunos do curso de Especialização em Futebol da UFV e de todos os profissionais que trabalham no futebol e buscam novos conhecimentos para a formação de jogadores e o desenvolvimento do esporte. Neste período aconteceu na UFV a III edição do Soccer Experience, onde o Prof. José Guilherme ministrou o curso intitulado “Periodização Tática no Futebol”. Ainda em 2014, foi realizada a primeira defesa de mestrado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, com banca examinadora completamente formada por avaliadores/professores europeus. Na oportunidade, o mestrando Felippe Cardoso, apresentou a tese intitulada “Captação, processamento e resposta: a construção da tomada de decisão a partir do conhecimento tático do jogo de futebol”, para a banca formada pelos professores Israel Teoldo da Costa, José Guilherme e Sixto González-Víllora, sendo aprovado.
Em 2015, aproveitando que o Prof. Israel Teoldo realizava seu estágio de pós-doutoramento na Europa, ocorre a primeira defesa de dissertação do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da UFV dentro de uma instituição Europeia. A defesa teve lugar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e o aluno Rodrigo Santos foi avaliado por uma banca composta pelos professores Israel Teoldo da Costa, Ricardo Duarte, José Guilherme e Daniel Barreira, sendo aprovado. Neste mesmo ano as parcerias internacionais do NUPEF se ampliam através de projetos em parceria com os Professores Keith Davids, Ricardo Duarte, Mark Williams e Peter O’Donoghue.
Em novembro de 2015, o coordenador do NUPEF e da Especialização em Futebol da UFV, Professor Israel Teoldo da Costa juntamente com os professores Júlio Garganta e José Guilherme lançam o livro intitulado “Para um futebol jogado com ideias: Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes” (vide figura 14) que ganha destaque internacional, tendo sido vendido até Fevereiro de 2016 em 12 países e elogiado por diversos profissionais do Futebol, em especial pelo treinador do Clube Atlético Mineiro, Roger Machado.
Em 2016, as ações para o desenvolvimento do Futebol na UFV continuaram. A CAPES aprovou a abertura do curso de Doutorado, onde os estudos do Futebol a esse nível passam a fazer parte dos trabalhos desenvolvidos na instituição. Além disso, no mês de julho foi realizada a IV edição do Soccer Experience (vide figura 15), o II Encontro de alunos e ex-alunos do Curso de Especialização em Futebol e a realização da Turma IX da Especialização em Futebol. Estes eventos contaram com a participação de profissionais de 12 estados do país e de outros países Sul-Americanos. Em novembro foi realizado o V Soccer Experience, que contou com a participação da Profa. Isabel Mesquita, da Universidade do Porto, Portugal, abordando a temática da formação de treinadores esportivos.
Ainda no ano de 2016, o NUPEF recebeu o Prof. Tomás García Calvo da Universidad de Extremadura, Espanha, para realizar um período de estágio de pós-doutorado entre Junho e Agosto. No mês de dezembro o coordenador do NUPEF e da Especialização em Futebol da UFV, Professor Israel Teoldo da Costa, participa de ações de formação de treinadores fora do país, ministrando palestras na Associação de Futebol do Catar e no Instituto Australiano de Esportes.
Em 2017 foram realizadas ações dedicadas a internacionalização do NUPEF, como por exemplo o lançamento da versão em língua inglesa do livro “Para um futebol jogado com ideias: Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes”. Além da participação de membros do NUPEF em congressos internacionais, como o: World Conference on Science and Soccer (França); Conference of North America Society for Psychology of Sport and Physical Activity (Estados Unidos); II Congresso Internacional sobre Fútbol e Psicologia (Espanha); Congresso Internacional dos Jogos Desportivos (Portugal); e o International Congress of Sport Psychology (Espanha). Neste ano também foi realizada a 6ª Edição do Soccer Experience em Outubro de 2017 com a presença de convidados nacionais e internacionais com grande conhecimento sobre o Futebol, tanto no campo acadêmico, quanto no campo prático. Entre os convidados internacionais, destacam-se o Prof. Dr. Andrew Mark Williams, da University of Utah e os professores Drs. Júlio Garganta e José Guilherme da Universidade do Porto.
Além da internacionalização em 2017 o NUPEF deu início a um projeto de extensão em futebol denominado UFV Soccer Academy (vide figura 16), este projeto em seu primeiro ano atendeu crianças de 4 a 6 anos de idade com intuito de propiciar através de atividades lúdicas e educacionais o interesse pelo Futebol e pela língua inglesa. Este projeto visa o desenvolvimento de atividades esportivas dentro de um contexto educacional, onde além dos aspectos motores, cognitivos o aluno poderá despertar o interesse em aprender outra língua.
Em 2018 buscando continuar com o processo de internacionalização e a qualificação de recursos humanos, aconteceu o VII Soccer Experience. Nesta edição, participaram diversos profissionais que trabalham em importantes universidades do Brasil e do exterior, assim, como profissionais com vasta experiência em clubes de futebol e seleções nacionais, que compartilharam suas experiências no Futebol. Entre os participantes internacionais destaca-se a presença do Prof. Dr. Tom Patrick, diretor de performance do South Australian Sports Institute (SASI); dos professores José Guilherme, José Afonso e Daniel Barreira da Universidade do Porto – Portugal e do professor Dr. Thomás García Calvo da Universidade de Extremadura – Espanha. Em relação aos convidados nacionais destaca-se a presença dos professores, Dr. Próspero Paoli do CR Vasco da Gama; Ademir Calovi do SC Internacional; Altamiro Bottino do São Paulo FC; Cícero Souza da SE Palmeiras; Dr. Diogo Netto da Confederação Brasileira de Futebol; René Simões coaching esportivo; Dra. Regina Brandão da Universidade São Judas Tadeu; Dr. João Carlos Bouzas da Universidade Federal de Viçosa; Marquinhos Lopez preparador de goleiros; Ms. Rodrigo Morandi do Cruzeiro EC e, do Prof. Dr. Israel Teoldo coordenador do NUPEF. Para além disso, neste ano foi comemorado o lançamento da 10ª turma do Curso de Especialização em Futebol, e a ampliação do projeto de extensão UFV Soccer Academy.
No ano de 2019, foram realizadas diversas ações voltadas para a ampliação do projeto de extensão UFV Soccer Academy, como por exemplo, o aumento do número alunos envolvidos no projeto e, consequentemente, do número de turmas. Além disso, o NUPEF deu alguns outros passos importantes no processo de internacionalização, com a publicação de diversos artigos com parceria de pesquisadores internacionais.
Ainda no ano de 2019, um grandioso projeto focado na inovação e no desenvolvimento tecnológico foi consolidado pelo NUPEF, trata-se do TacticUP. O TacticUP é uma plataforma que permite a avaliação da leitura de jogo e da tomada de decisão de jogadores de futebol (www.tacticup.com.br). Esse instrumento foi premiado por agências de fomento no Brasil e na Europa, enaltecendo o caráter aplicado do mesmo à sociedade e às soluções tecnológicas para o melhor desenvolvimento social e dos praticantes de futebol. Destaca-se ainda que o TacticUP, incorporado ao grupo da Cientec Aceleradora, foi citado em dezembro de 2019 na lista publicada pelo Novo Esporte como sendo uma das 100 soluções esportivas para seguir e experimentar/apostar em 2020. Além disso, a TacticUP foi mencionado pelo Minas Tech Report como uma das melhores startups de Minas Gerais.
Já no ano de 2020, algumas medidas inovadoras no processo de ensino e extensão foram adotadas pelo NUPEF, com destaque para o desenvolvimento de cursos de curta duração online e a abertura de uma turma de especialização híbrida (com aulas online e presenciais). Essas medidas possibilitaram que pessoas que se encontravam fisicamente distantes, pudessem participar das ações de formação, facilitando o acesso e a difusão do conhecimento para todo território nacional e internacional. Atendendo cerca de 20 estados nacionais, 15 países e 5 continentes. Devido a qualidade do trabalho desenvolvido, foi firmada no ano de 2020 uma parceria do NUPEF com o Governo Federal, por meio do projeto “Academia & Futebol” do Ministério da Cidadania (Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor). Essa parceria vai possibilitar que outros trabalhos de grande relevância possam ser realizados entre os anos de 2020 e 2022. Entre estes trabalhos, destacam-se uma nova etapa da ampliação do projeto UFV Soccer Academy, a realização de outros eventos de extensão como o Soccer Experience (8ª edição), cursos online e a ampliação e qualificação das pesquisas científicas. Neste sentido, convidamos-lhe a continuar seguindo nossos trabalhos pelo site (www.nucleofutebol.ufv.br) e a visitar-nos pessoalmente para poder conhecer nossos trabalhos de perto.
Nesse ano de 2021 o 9o Soccer Experience será realizado entre os dias 18 e 21 de Outubro e congregará distintos profissionais do futebol brasileiro, sulamericano e mundial! Faça você também parte desta história! Te esperamos em nosso curso de Especialização, Soccer Experience, Cursos online, Mestrado e Doutorado!